Direção sindical do Dieese discute atualidade do sindicalismo gaúcho

Temas da atualidade do Mundo do Trabalho foram debatidos pela diretoria regional do Dieese, composta por representantes das centrais sindicais no estado, na manhã desta quinta-feira, 9, no escritório regional do órgão.

Estiveram presentes na reunião Valdir Santos de Lima, Diretor de Assuntos Relacionados ao Poder Judiciário do Sindec, representando também a Força Sindical; Celso André Klafke, do Sindicato dos Aeroviários do RS e da CUT; João Antônio Guimarães de Fraga, do Sindicato dos Gráficos de Porto Alegre e também da CUT; Valter Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Porto Alegre e da NCST; Luiz Fernando Branco Lemos, da Fecosul e da CTB; Nelson Francisco Denical Filho, da FEMERGS, e Maria Helena de Oliveira, do SEMAPI e também secretária executiva da Comissão Estadual de Emprego (CEE).

Dirigida por Ricardo Franzoi – coordenador do DIEESE gaúcho –, a reunião levantou assuntos da realidade do movimento, como a questão da inflação nas negociações salariais, de sorte a inverter a lógica de que salário provoca inflação. Para Franzoi, uma alternativa é basear os aumentos em índices de crescimento econômico, a exemplo do argumento apresentado no processo de negociação do piso regional, cujo reajuste considerou a média dos percentuais de evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e do país.

Valdir Lima defendeu a realização de convênio do Dieese com a Universidade de Alcalá de Henares, de Madri (Espanha), para a prestação de curso de Formação de Formadores (Sociolaborales) e Saúde e Segurança no Trabalho, em sistema de aula virtual e presencial. Como tema da pauta, o sindicalista ainda falou do seminário da Força Sindical, que será realizado no auditório do Sindec, assim como a festa de aniversário da entidade, que completa 79 anos dia 10 de julho.

Outros assuntos, como a processo seletivo para a área técnica e o papel do Dieese na Conferência Estadual do Trabalho Decente, bem como a questão de uma nova sede para o órgão, foram analisados pela diretoria. A próxima reunião mensal da direção sindical regional do Dieese está marcada para o dia 14 de julho.