Comerciários são homenageados na Câmara de Vereadores
Régis Araújo

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizou Grande Expediente nesta segunda-feira (29/10) em homenagem ao Dia do Comerciário, celebrado no dia 30 de outubro.

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizou Grande Expediente nesta segunda-feira (29/10) em homenagem ao Dia do Comerciário, celebrado no dia 30 de outubro. A proposição foi do vereador José Ismael Heinen (DEM).

Conforme o vereador, esta é a mais importante das categorias: "Os trabalhadores do comércio, profissionais em constante busca por melhores condições de trabalho, e sempre na luta pelos seus direitos".

O vereador lembrou também que em 30 de outubro de 1932 o presidente Getúlio Vargas promulgou o decreto nº 4.042 regularizando o horário dos trabalhadores e o descanso remunerado aos domingos. "Em 1943 Vargas oficializou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um referencial para os comerciários", disse.

O Secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) e presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, agradeceu a homenagem afirmando que a categoria se faz presente em todos os momentos da história.  ?Onde existem mais de quatro pessoas, estão os comerciários, pois um sempre tem algo a vender?, afirmou.

O vereador Márcio Bins Ely (PDT) ressaltou ser o Sindec um sindicato que sempre está de portas abertas para com seus integrantes: "Seja nas horas de luta, ou nos momentos de confraternização".

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores