Comerciários propõem revisão do passe livre
Régis Araújo

O presidente do Sindec, Nilton Neco, apresentou ao presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Sebastião Melo, na manhã de hoje (21/01), proposta de revisão dos critérios para a concessão dopasse livre no transporte coletivo de Porto Alegre. A reunião ocorreu na Prefeitura e contou a presença de diretores da entidade sindical, que representa mais de 100 mil trabalhadores no município.

Para Nilton Neco, o transporte coletivo é um serviço público, explorado por empresas permissionárias autorizadas pela prefeitura, cuja sustentação principal são os trabalhadores, os maiores usuários do serviço. O presidente do Sindec defendeu a extensão do benefício do passe livre para desempregados há mais de seis meses e que precisam dessa ajuda na pior hora, quando não têm dinheiro nem para procurar ocupação.

O vereador Sebastião Melo propôs um novo encontro na Câmara para aprofundar o debate do tema. Melo também sugeriu a realização de uma audiência pública para tratar do assunto, já que acredita haver critérios discutíveis para a definição da questão. Casos como a concessão do benefício para pessoas com mais de 65 anos de idade sem considerar a situação sócio-econômica, estudantes que não são carentes e para servidores da Justiça foram mencionados no encontro.

O presidente do Sindec, também Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, lembrou que as empresas de ônibus já começam a falar em aumento de tarifa na ordem de 7,5%, o que elevaria o preço da passagem para de R$ 2,00 para R$ 2,15. Conforme Nilton Neco, são os trabalhadores que sempre arcam com os custos da isenção dada aos beneficiados do passe livre, sendo a classe trabalhadora a mais penalizada com a elevação dos custos do sistema.