Comerciários, ensino técnico e liberdade sindical estão entre preocupações de Paim

O parlamentar também se disse preocupado com evidências de desrespeito à atuação sindical.

A regulamentação da profissão de comerciário terá atenção especial do presidente da Subcomissão em Defesa do Emprego e da Previdência Social, senador Paulo Paim (PT-RS). Ao apresentar o plano de trabalho para o biênio 2011/2012, o parlamentar também sugeriu a realização de audiências públicas sobre a ampliação do ensino técnico e a liberdade sindical, entre outros temas.

• A profissão de comerciário é a mais antiga do mundo e ainda não está regulamentada no Brasil - disse.

Paim citou diversos projetos que tramitam na casa regulamentando esta e outras profissões, como proposta que trata da profissão de metroviário e outra que fixa jornada de trabalho para psicólogos.

• Na questão da liberdade sindical, houve um retrocesso no Brasil. Nos últimos anos, infelizmente, inúmeros dirigentes sindicais foram demitidos - lamentou o senador.

O parlamentar destacou a importância da preparação de mão de obra no país, para responder ao crescimento de demanda e aos novos desafios do mercado de trabalho. Ele citou a necessidade de ampliação de oportunidades no ensino técnico e lembrou proposta de sua autoria que tramita no Senado (PEC 24/2005), prevendo fonte de financiamento para o ensino profissionalizante.

Na reunião, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), vice-presidente da subcomissão, ressaltou a importância da atuação parlamentar em apoio às causas dos trabalhadores, em especial das mulheres, discriminadas no mercado de trabalho, conforme afirmou.

Fonte: Agência Senado