Comerciários de Quaraí aprovam criação da Federação dos Comerciários da Força
Régis Araújo

Em Assembléia Geral Extraordinária, realizada neste sábado (26), na sede do sindicato, os comerciários de Quaraí aprovaram a criação e filiação da entidade à Federação dos Comerciários da Força Sindical.

Em Assembléia Geral Extraordinária, realizada neste sábado (26), na sede do sindicato, os comerciários de Quaraí aprovaram a criação e filiação da entidade à Federação dos Comerciários da Força Sindical, entidade de grau superior cuja ratificação ocorrerá na realização das cinco reuniões previstas para esse fim. Para que a reunião ocorresse, os advogados da Força Sindical tiveram de impetrar um mandado de segurança e cassar a medida liminar apresentada pela FECOSUL, que ainda tentava impedir a realização da Assembléia.

O presidente estadual da central, Clàudio Janta, manifestou sua alegria por começar o processo em Quaraí, cidade que se destaca menos pelo tamanho da base, mas pela intensa participação que tem no sindicalismo regional. O sindicalista explicou que a criação da Federação dos Comerciários da Força está amparada em lei e segue os critérios definidos em portaria do Ministério do Trabalho e Emprego para filiação em entidades de segundo e terceiro graus. Segundo disse, a legislação atual prega a unicidade sindical na base, mas faculta a unidade sindical na base territorial (representando apenas os filiados) a opção de filiação às entidades de grau superior, como federação e confederação, com o respaldo do artigo 534 da Consolidação das Leis do trabalho (CLT), o artigo oitavo da Constituição Federal e a Convenção 187 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O presidente da Força-RS afirmou que a iniciativa também está de acordo com o que foi reivindicado pelas centrais sindicais, que defendem o alinhamento em grau superior por ramo de atividade, gênero ou aproximação.

Clàudio Janta, que também é secretário-geral dos Comerciários de Porto Alegre, acredita que questões do interesse geral, como a implantação da agenda do Trabalho Decente e a regulamentação da profissão de comerciário ganharão novo impulso com a criação da nova entidade, que, segundo disse, ?perde com o partidarismo da diretoria da Fecosul que insiste em contrariar a Constituição Federal quanto aos princípios da liberdade sindical, liberdade de reunião pacífica bem como liberdade de filiação?. Para ele, a fundação da Federação dos Comerciários da Força abrirá espaço para a prática de um sindicalismo orgânico e democrático, marcas da central no mundo.

**Assembléias de ratificação da Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS

Sindicato dos Empregados no Comércio de Guaíba