Cláudio Janta, presidente da Central avalia FSM
Renata Germano

"Estamos fazendo o novo mundo possível" disse Janta.

O presidente da Força Sindical-RS avalia o Fórum Social Mundial como evento consagrado por discutir políticas públicas para o trabalhador pela convergência de ideias e abrangência. “Em cinco dias discutimos a questão econômica, social, emprego, qualificação profissional, bem estar dos trabalhadores e praticas antisindicais, destes debates surgiram soluções e principalmente constatamos o desejo de mudança dos movimentos sindicais”, disse Janta.

De acordo com ele, a participação de trabalhadores, sindicalistas nacionais e internacionais, ONGs, mulheres, negros, dirigentes e do poder público nos seminários comprovou que, trabalhando de forma unida se consegue ir mais longe e beneficiar de forma mais verdadeira e autentica os trabalhadores do Brasil.

“A prefeitura de Porto Alegre também nos provou que pode andar junta com os nossos ideais e que está pronta para voltar a ser a sede oficial do FSM, assim como Davos é a sede do Fórum Econômico Mundial”, parabenizou o presidente da Central.

Dos debates, Clàudio Janta destaca a mensagem de que é preciso exigir que o governo garanta questões fundamentais para os trabalhadores brasileiros como o reajusta salarial, o fator previdenciário, entre outras questões.

“Com baixos impostos e juros baixos o Brasil conseguiu superar a crise. Isso provou que nós da Central estávamos certos, que o nosso pensamento era o correto, precisamos deixar o nosso povo trabalhar, assim geramos emprego e renda e todo mundo cresce”, disse. Janta finalizou dizendo que a Central já esta fazendo um novo mundo possível.