Clàudio Janta defendeu o mundo do trabalho em coletiva do Fórum Social Mundial
Renata Germano

Força Sindical tem participação ativa e voltada para os trabalhadores no evento.

Em coletiva do Fórum Social Mundial na manhã desta segunda-feira, dia 18, onde foi apresentado a programação e principais atividades que serão realizadas em Porto Alegre e região, o presidente da Força Sindical RS, destacou a importância dos debates sobre o mundo do trabalho – uma das maiores crises mundiais. “Temos certeza que a cidade está aprendendo a construir um novo mundo. Estamos propondo novas discussões para que de fato consigamos encontrar soluções que contribua para o emprego e renda dos nossos trabalhadores”, afirmou Janta.

O presidente da Central salientou ainda que a proposta é desenvolver, a partir dos debates, as políticas necessárias para a geração de emprego e renda, trabalho decente e qualificação profissional. “Os debates vão dar um novo viés para o Fórum tratando de assuntos importantes e que estão presentes no dia-a-dia, atingindo grande parte da população mundial”, concluiu Clàudio Janta.

A Força Sindical tem intensa programação no Fórum Social Mundial. Entre os eventos e principais debates estão 4º Seminário Internacional da Força Sindical com o tema A crise internacional e o impacto no emprego e o debate “Mundo do Trabalho”, encontro das centrais sindicais e convidados internacionais.

O vice-prefeito, José Fortunati, que conduziu a coletiva destacou que a participação de Porto Alegre será feito de forma descentralizada, envolvendo outras cidades da Região Metropolitana, do Brasil e até de outros países.  Fortunati lembrou ainda a participação de quatro chefes de Estado no dia 26, além do presidente Lula, já está confirmado o presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera. A organização do Fórum aguarda ainda a confirmação dos presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e da Bolívia, Evo Morales.

Participaram ainda da coletiva o presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowsky e o representante da Abong, Mauri Cruz.

O Fórum Social Mundial acontece de 25 a 29 de janeiro.