Chapa 1 “Conquista Mais!” concorre às eleições do Sindec-POA
por Gabriella Oliveira | Chapa única se inscreveu para o processo eleitoral que ocorre nos dias 12, 13 e 14 de agosto.
Na noite da última quinta-feira (18) ocorreu o ato de encerramento de inscrições de chapas para as eleições do Sindec-POA.
Até às 18h, prazo estabelecido pelo estatuto, confirmou-se a inscrição de chapa única "Conquista Mais" liderada pelo atual presidente, Nilton Neco.
Conforme a comissão eleitoral composta pelos dirigentes Antonio Johann, Dionísio Mazuí, José Kersch de Aguiar e Gilson Luis Marques Santana; e comissão julgadora composta por João Machado, Jorge Ubirajara Lemos da Silva, Sérgio Roberto Santos Meirelles e Nair Ambrosinia; a chapa obedeceu a todos os critérios.
São 24 membros, todos com vínculo legal no comércio exigido pelo estatuto. Nesta sexta-feira (19), o edital de encerramento com a nominata completa foi publicado no Jornal do Comércio e Correio do Povo.
Confira:
Diretoria Administrativa Efetiva
Presidente: NILTON NECO SOUZA DA SILVA
Secretário-Geral: CLÁUDIO RENATO GUIMARÃES DA SILVA
Tesoureiro-Geral: JOSÉ AMÉRICO CORDEIRO
Diretor de Assuntos de Formação Sindical: EZEQUIAS MACHADO DA SILVA
Diretor de Assuntos das Minorias e do Meio Ambiente: JAQUELINE APARECIDA VIDAL MOREIRA
Diretor de Assuntos Relacionados ao Esporte e Lazer: CLÁUDIO LUIS CORRÊA DA SILVA
Diretora de Assuntos Relacionados à Cultura e Formação Profissional: LUIS CARLOS SILVA BARBOSA
Diretor de Assuntos Relacionados ao Poder Judiciário: VALDIR SANTOS DE LIMA
Diretor de Assuntos Relacionados à Saúde e Segurança do Trabalhador: JOÃO VILMAR DE ANDRADE PEREIRA
Diretoria Administrativa Adjunta
MARCELO AVENCURT FURTADO
JEFFERSON TIEGO DA SILVA
SANDRA LÚCIA DOS SANTOS MEDEIROS
LEANDRO ALÉCIO KUHN DOS SANTOS
ELIENE FORTE DE SOUZA
JOÃO HUMBERTO POLIPPO
VALDOIR PEREIRA FARIA
TANIA LEDI DA LUZ RUCHINSQUE
LUIS FERNANDO BAUER DA SILVA
Conselho Fiscal Efetivo
MARIA SOLANGE BORGES
LILIANE MACIEL SILVEIRA
MARLI TERESINHA DA SILVA GUIMARÃES
Conselho Fiscal Suplente
MARIA JUSSARA FERNANDES
JOEL FERREIRA DOS SANTOS
ELTON ALEXANDRE DA SILVA SANTOS
As eleições ocorrem nos dias 12, 13 e 14 de agosto de forma eletrônica. Os comerciários podem votar pelo site eleicoes.sindec.org.br
Para quem não tem acesso à internet, haverá terminais de computadores na sede do Sindec nos dias da eleição, das 9h às 18h.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.