Central destaca considerações do presidente do Sindec sobre OIT

Artigo de Nilton Neco é destaque na última edição do Força Mail.

A OIT aprovou alguns instrumentos normativos visando conciliar os interesses dos governos, empregadores e trabalhadores, a fim de conferir um novo sentido à proteção do trabalho no mundo.

As convenções e recomendações da entidade tratam de importantes questões do trabalho e buscam estabelecer  um relativo equilíbrio nas relações capital e trabalho, compatibilizando o desenvolvimento econômico com a preservação dos direitos fundamentais dos trabalhadores.

Após 91 anos de sua criação e em meio à turbulência da crise financeira, econômica e de emprego mundiais, os pilares do Programa de Trabalho Decente da OIT – promoção do emprego, proteção social e diálogo social, além de direitos no trabalho – se apresentam como elementos básicos para uma recuperação sustentável.

A luta pela promoção e implementação do trabalho decente é considerada uma prioridade pela Força Sindical que tem contribuído substancialmente na unidade de ação com as demais centrais sindicais brasileiras para que o governo brasileiro programe a agenda nacional do trabalho decente.

O objetivo é superar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais, garantir a governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. Trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade e segurança e capaz de garantir uma vida digna.

Trabalho digno e com qualidade é a meta dos trabalhadores de todo o mundo, sendo encampada pela Força Sindical e respaldada pela OIT, o maior centro mundial de recursos de informação, análise e orientação sobre o mundo do trabalho.

Por ***Nilton Souza da Silva****, o Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical

Confira a edição 342 do Força Mail no link > http://www.fsindical.org.br/faxmail/arquivo/fm_diniz_290911.html