A informalidade e o movimento sindical: Uma agenda para o século XXI
Régis Araújo

O DIEESE apresenta uma breve análise sobre a situação e as distintas formas do emprego informal no Brasil.

Com o objetivo de subsidiar a ação sindical, o DIEESE apresenta aqui uma breve análise sobre a situação e as distintas formas do emprego informal no Brasil. As mudanças das últimas décadas conferiram características peculiares quanto à

estruturação do mercado de trabalho em praticamente todos os países. Observou-se uma redefinição das relações de trabalho, com uma diversificação crescente dos tipos de contratação, das formas de inserção dos trabalhadores na estrutura produtiva e, ainda, a persistência de importantes segmentos em atividades produtivas tradicionais. Diante disso, a relação padrão de assalariamento não pode mais ser considerada a única e inexorável forma de inserção produtiva e de inclusão social.

Leia o [documento](/arq/legado/DIEESE NOTA TEC 99 informalidade.pdf) na íntegra.