Dia dos Pais com vendas entre 6% e 7% maiores é estimado no RS

A base é o comportamento das vendas ao longo do primeiro semestre do ano e projeções para o início do segundo semestre.

O Dia dos Pais de 2012 deverá apresentar um incremento de vendas de 6% a 7% no varejo gaúcho com relação ao mesmo período do ano passado. A avaliação feita pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) teve como base o comportamento das vendas ao longo do primeiro semestre do ano e projeções para o início do segundo semestre. Para a entidade, a data, que neste ano será comemorada em 11 de agosto, tem como principal fator de crescimento das vendas a expansão real da renda, decorrente de um forte aquecimento do mercado de trabalho.

O crescimento em parte reflete a baixa base de comparação de 2011 e as mudanças metodológicas do IBGE que impactaram em crescimentos interanuais mais significativos. Além disso, as vendas são favorecidas na Região Metropolitana de Porto Alegre, que concentra a base de amostragem da pesquisa, pela taxa de desocupação historicamente baixa e pela massa de salários real mais elevada do que no ano passado.

Conforme os números da Fecomércio-RS, diversos segmentos têm as vendas impactadas positivamente pela data. No caso de vestuário e calçados, deve ocorrer aumento entre 3% a 4%; equipamentos de escritório, informática e comunicação, de 8% a 10%, e o destaque para móveis e eletrodomésticos, que devem ter uma melhora nas vendas de 10% a 12%. “Esse setor tem sido estimulado pelo os incentivos à linha branca, com a redução de IPI, o que repercutiu em bons resultados”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

Fonte: Fecomércio