
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

Na última quarta-feira (22), o Presidente Nilton Neco participou junto a representantes das principais entidades sindicais nacionais, unindo forças tanto dos empresários quanto dos trabalhadores, de uma reunião virtual com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para discutir questões relacionadas ao trabalho nos feriados, conforme estabelecido pela Portaria 3665/23.
Neste contexto de diálogo, emerge um comunicado conjunto que reflete a busca por soluções equitativas, considerando os interesses divergentes presentes no cenário econômico e laboral do comércio.
Mesa Nacional de Negociação do Plano do Comércio
O ponto central desse comunicado é a solicitação unânime para a instalação imediata de uma Mesa Nacional de Negociação do Plano do Comércio, da qual o Presidente Neco fará parte. Essa instância proposta visa criar um espaço de discussão e deliberação, no qual representantes dos trabalhadores e empresários possam colaborar na construção de soluções que contemplem a segurança jurídica, respeitando a diversidade de situações no setor.
Além disso, as entidades sindicais propõem a suspensão temporária, por 90 dias, da vigência da Portaria 3665/23, conferindo à recém-criada Mesa Nacional o tempo necessário para abordar as questões pertinentes e outras que possam ser incorporadas ao debate. O Ministro do Trabalho e Emprego expressou sua recepção positiva a essa demanda, comprometendo-se a operacionalizá-la imediatamente.
Feriado no Comércio e Convenções Coletivas
Este comunicado, firmado em Brasília, representa um marco na busca por uma abordagem mais participativa nas relações trabalhistas, destacando a importância da negociação coletiva e da capacidade das organizações sindicais em construir soluções robustas e seguras para ambas as partes. A valorização do diálogo social e a convocação da primeira reunião da Mesa Nacional no Rio de Janeiro, agendada para o dia 29 de novembro de 2023, sinalizam um novo capítulo na relação entre trabalhadores e empresários do setor de comércio, promovendo a construção de um ambiente laboral mais equitativo e colaborativo.
Fonte: Rádio Peão Brasil

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.