Vendas de Natal ficam abaixo da estimativa
Gabriella Oliveira

Números do comércio oscilaram entre 5% e 10%, com movimentação financeira de mais de R$ 1 bilhão em Porto Alegre.

As vendas de Natal não alcançaram os números almejados pelo comércio, mas o saldo foi positivo, fechando em um crescimento de 6,5% na Capital. No setor supermercadista, o aumento da demanda de presentes de menor valor e de produtos para a ceia natalina colaborou para que as vendas do período inflassem 9% em relação a 2011. Já as empresas com franquias conquistaram aumento variável entre 5% e 10% nas comercializações atreladas ao Natal, segundo o recém-empossado diretor regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF/RS), Marco Pozza. Diretor de expansão da rede de moda infantil Caverna do Dino, o novo dirigente da ABF no Rio Grande do Sul comemora o fato de que, apesar de não ter sido “espetacular”, o resultado “pelo menos, não foi negativo”.

“Já prevíamos números modestos, pois não existe milagre: o que ocorre no varejo é reflexo da economia. Este ano, muitas cidades do Interior que dependem da agricultura sofreram com a seca, e isso se refletiu no desempenho mais moderado das vendas de Natal”, avalia Pozza, destacando que o endividamento das famílias levou a uma menor movimentação de dinheiro no comércio. “Mas as perspectivas para o ano que vem começam a ter um patamar melhor”, diz.

Na avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Gustavo Schifino, o crescimento de 6,5% foi “significativo” para o mês de dezembro. “Representou uma movimentação financeira de R$ 1,25 bilhão.” O dirigente ressalta que a falta de luz durante o período acarretou em uma queda de 12% nas comercializações. De acordo com Schifino, entre os produtos mais procurados durante o período, os eletrônicos só não superaram os itens de vestuário e acessórios. “A tecnologia teve um grande público este ano, principalmente o infantil. A busca de presentes do gênero para as crianças acima de seis anos foi intensa.”

Vendidos majoritariamente nos últimos três dias, os brinquedos registraram um incremento de 20% para o setor supermercadista em relação ao Natal passado. “Os itens mais baratos, como carrinhos e bonecas de baixo valor, puxaram estes números”, diz o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.

Os produtos para a ceia natalina também alavancaram as vendas dos supermercados. Longo destaca as cervejas, os bombons, os panetones e os espumantes nacionais como alguns dos carros-chefes das comercializações do período. Na contramão do que os supermercadistas esperavam, as aves natalinas registraram vendas iguais às de 2011. “A alta dos insumos e a confusão tributária encareceram os perus e chesters em até 15%, e o consumidor recuou. Isto mostra que o gaúcho está atento e não aceita reajustes muito acima da inflação”, dispara Longo.

Saldões incentivam o consumo na internet e nas lojas físicas

Passado o Natal, produtos de diversos segmentos ficam mais baratos e atraem aqueles que optaram por esperar os saldões e as ofertas. Na internet, 50 lojas virtuais participam das liquidações da Boxing Week. Empresas como Americanas, Boticário e Walmart ofertarão seus produtos com preços mais leves. A iniciativa, organizada pelo portal Busca Descontos, segue até sábado e pretende movimentar R$ 75 milhões em todo o País.

De acordo com o CEO do portal organizador da liquidação, Pedro Eugenio, é feita uma triagem das ofertas, visando a garantir que o site divulgue apenas produtos com descontos reais. “A análise está sendo realizada pelo ShopBot, comparador de preços presente no mercado brasileiro desde 2007”, assegura. Exemplo de empresa participante da Boxing Week, a Centauro está comercializando online o tênis Mizuno Creation 13 (que custa R$ 599,90 em uma loja física) pelo valor de R$ 499,90.

A rede de lojas Colombo, que também participa da liquidação pela internet, promove hoje o Saldão de Natal, com ofertas focadas em produtos das linhas de eletros, informática, televisores e móveis. Amanhã, a Manlec realiza em todo o Estado a tradicional campanha 12 Horas de Loucura, com venda de produtos lacrados e de mostruário com descontos de até 70%. As lojas da rede abrirão as portas às 7h e funcionarão até às 19h. Como em outros anos, a vedete da liquidação deverá ser a panela de pressão de 4,5 litros, vendida por R$ 7,90, com estoques reduzidos em cada filial.

A rede Pontofrio realiza campanha promocional pós-Natal até o dia 31 nas lojas físicas. Produtos de diversas linhas estão com descontos e condições mais flexíveis de pagamento no cartão da loja, além de planos nas demais bandeiras de cartões. Quem esperou para economizar, agora vai poder aproveitar.

E-commerce tem resultado inferior ao projetado

As vendas online registraram crescimento nominal de 18% no período do Natal em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a e-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico em parceria com o Buscapé. O desempenho ficou abaixo do esperado pela entidade, que projetava alta de 25%.

Entre 15 de novembro e 24 de dezembro, o faturamento do e-commerce chegou a R$ 3,06 bilhões, e o tíquete médio ficou em R$ 359,00. O número de pedidos chegou a 8,5 milhões. Alguns fatores, como a intensa atividade promocional que antecedeu o Natal e também o alto nível de endividamento, prejudicaram o varejo online.

Já os atrasos nas compras online tiveram uma piora no seu índice com relação aos consumidores que ainda aguardam a entrega dos produtos. No ano passado, 13% dos pedidos não foram entregues no prazo. Em 2012, esse número subiu para 18,37%, apesar dos investimentos de varejistas e empresas de logística.

Fonte: Jornal do Comércio