Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Fiscalização garantiu o Natal do comerciário com a família
por Gabriella Oliveira | Equipes atuaram na véspera do feriado para garantir que o comércio fechasse nos horários estipulados.
Passar o Natal com a família não tem preço, e para os comerciários a regra não foi diferente. A intensa fiscalização do Sindec-POA, durante a véspera do feriado, garantiu o fechamento das lojas nos horários estipulados na convenção coletiva.
A concentração das equipes de fiscalização começou às 16h do dia 24. Ao todo aproximadamente 100 pessoas se dividiram em 15 equipes que atuaram nos shoppings, que fecharam às 18h e no comércio de rua, com fechamento às 19h. Na sequência, foi a vez dos supermercados, que fecharam as portas às 20h.
O dia 24 foi o ápice do trabalho que a fiscalização fez durante todo o ano, atuando no comércio da capital e fazendo prevalecer o direito dos trabalhadores, fazendo com que as empresas respeitassem os acordos e a convenção", enfatizou o diretor da Fiscalização, João Vilmar Pereira.
O Diretor ainda destaca a receptividade dos comerciários nos locais onde a fiscalização atuou. "Eles estavam muito felizes por ver o sindicato atuando em defesa dos direitos deles", disse João.
Todas as empresas fiscalizadas cumpriram os horários estipulados para o fechamento. O Sindec-POA ainda fez plantão no dia 25 para garantir que os supermercados estariam fechados. Não houve nenhuma ocorrência de descumprimento, inclusive na zona norte e zona sul.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.