Sindec festeja 78 anos com troféu Semear
Monise Rezende

Aniversário.

A entrega do Troféu Semear a personalidades que contribuíram e lutaram pela causa comerciária marcou o aniversário de 78 anos de fundação do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec), no domingo, 11 de julho, na Casa do Gaúcho. A expressão do Sindec na sociedade, constatada durante o evento, foi destacada na fala de cada um dos oradores e na representatividade da platéia.

Os merecedores da distinção este ano foram o secretário-geral licenciado do Sindec, Clàudio Janta, o senador Pedro Simon e o deputado Pompeo de Mattos.

“Tenho orgulho da luta que o Sindec vem desenvolvendo, para nós estarmos aqui hoje com essa diretoria, fazendo a história dos 78 anos. Tenho orgulho de contar com a presença dos comerciários e suas famílias. Vocês é que merecem a festa de 78 anos. Sem vocês, esse sindicato não faz a história dele”, agradeceu o presidente do Sindec, Nilton Neco. “Hoje fazemos a homenagem a três grandes líderes que lutaram incessantemente, firmes nesses 78 anos, que nunca deixaram de estar ao lado dos trabalhadores comerciários”, afirmou.

O prefeito José Fortunati cumprimentou o Sindec em nome da cidade de Porto Alegre. “São 78 anos de luta, de envolvimento, por uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais solidária. É impossível pensar na história sindical sem pensar na história do Sindec. Quero cumprimentar todos os comerciários, que trabalham com muita garra para o sustento da família e para prestar serviço na cidade. O comércio em Porto Alegre é uma atividade essencial, graças a vocês, que vestem a camisa”, declarou.

Ao entregar o troféu a Janta, o prefeito elogiou sua trajetória sindical. Emocionado, Janta agradeceu aos comerciários e família. “Essa homenagem não é exclusiva para mim. É para minha família, que me chama de “turista” em casa, e aos meus colegas do sindicato, diretores, funcionários e suas famílias, de quem temos que abrir mão do convívio no dia a dia. Eu me propus a ser defensor dos trabalhadores e não me arrependo. Estamos construindo um mundo melhor. Esse troféu é do coletivo. Agradeço à diretoria pelo dinamismo que estão dando na condução das atividades do sindicato”, finalizou.

Pompeo de Mattos recebeu o troféu dos diretores do Sindec Luis Carlos Barbosa e Cláudio Correa e do deputado Vieira da Cunha. “Esse troféu é pesado, como são nossas obrigações. Hoje é o momento de agradecer a generosidade e o carinho dos comerciários, que são o elo da empresa com os consumidor. Esse troféu representa que estou no caminho certo, o que fiz ao defender os trabalhadores. Mas agora redobrou o peso e a responsabilidade da minha tarefa. Carrego comigo no peito o compromisso que firmo ao receber essa honraria”, disse.

O presidente do Sindec, o diretor Valdir Lima, o deputado Mendes Ribeiro Filho, o ex-prefeito José Fogaça e o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini, entregaram o prêmio a Simon. “Essa é uma fraternização que mostra como o Sindec conseguiu penetrar no âmago da sociedade, é um sindicato que integra a família. Nessa caminhada, vocês estão fazendo a parte de vocês. O Sindec vem desempenhando um grande papel nas suas conquistas. Recebo esse prêmio do fundo do coração, com profunda emoção, porque vem dos trabalhadores, da representação de uma entidade de primeira grandeza. Como um homem de fé, tentarei fazer jus a esse prêmio. Há momentos de semear e de colher, e o prêmio nos traz a idéia de semear, e chegará o momento de colher”, declarou.

Presentes também, além de sindicalistas de todo o Estado, o senador Paulo Paim, o presidente da Força Sindical-RS, Valter Fabro, e o presidente da Fetracos, Dionísio Mazui.

Os comerciários curtiram a festa ao som do violão de Balão e Melara. Havia um espaço com brinquedos para as crianças, além de churros, algodão doce e pipoca. Após o almoço, foram sorteados prêmios aos participantes.

Troféu - O Sindec condecora todos os anos personalidades que contribuíram com a categoria com o Troféu Semear, criado pela artista plástica Glorinha Corbetta, que se inspirou na função protetora e aglutinadora do Sindec. A árvore com a família simboliza a vida e a união.

A história do Sindec tem início em 1932, quando era chamado Sindicato dos Auxiliares do Comércio de Porto Alegre. Ganhou lugar no cenário porto-alegrense pelas mãos de Venâncio Ayres de Mesquita, seu fundador. O evento de posse da sua primeira diretoria ocorreu no ponto mais charmoso de Porto Alegre na época, a Confeitaria Rocco, e contou com a presença do governador Flores da Cunha. A aquisição da primeira sede própria, em 1936, na esquina da Rua dos Andradas com a Rua Vigário José Inácio, consolida definitivamente a implantação do sindicato. Neste mesmo ano houve a primeira mobilização da categoria, que resultou na conquista de uma lei municipal que estabelecia a obrigatoriedade do fechamento dos estabelecimentos comerciais da Capital nos feriados.