
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
O centro de eventos Casa do Gaúcho foi o palco da festa que marcou os 84 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre no último domingo (17). Nem o frio inibiu a participação da família comerciária que lotou a comemoração.
Entre as atrações, a Banda Samba Free começou animando o público. As crianças se divertiram com os brinquedos infláveis e guloseimas e para espantar o frio, o chimarrão ficou por conta da Ervateira Barão de Cotegipe. O humorista Pierre da Rosa encerrou as apresentações e arrancou boas risadas dos comerciários com o show de Standup Comed.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, iniciou os pronunciamentos e aproveitou a oportunidade para agradecer a confiança dos comerciários que reelegeram a diretoria na recente eleição sindical e destacou a atuação da entidade.
O Sindec foi fundado em 1932 com o propósito de representar o direito dos comerciários e nesses 84 anos o sindicato vem buscando o melhor pra vida da família comerciária. Nesses anos tivemos avanços significativos, mesmo em um cenário de crise a nossa categoria sempre teve reposição salarial e novas conquistas", salientou.
A comemoração também contou com a presença do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que enfatizou a importância dos trabalhadores fortalecerem o movimento sindical.
Nos últimos anos o sindicato tem crescido e se fortalecido, especialmente num momento tão difícil como esse, onde fala-se em crise política, ética, moral, mas principalmente na crise econômica; onde o desemprego cresce, onde os problemas sociais se aglutinam, e fragilizam especialmente a luta sindical. É por isso a importância de cada vez mais nós fortalecemos as nossas entidades sindicais para que se possa continuar lutando por um país melhor, mais solidário e que não permita retrocesso nas conquistas dos trabalhadores", disse.
O Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, prestigiou a festa e falou sobre o cenário econômico do país, sinalizando a retomada do desenvolvimento. "No segundo semestre os empregos já começam a serem retomados. O Brasil tem potencialidades e eu tenho a plena certeza que o país vai retomar o seu crescimento", afirmou.
O Ministro ainda parabenizou o Sindec pelo aniversário. "Participar da comemoração dos 84 anos do Sindec é um privilegio, pois o comerciário é muito importante no processo econômico. O mercado compreende em produção, transformação, comércio e consumo. O elo entre o consumo e aquilo que é transformado e produzido é realizado pelo comerciário. Eu como comerciário, me sinto muito feliz em prestigiar e parabenizar a categoria de Porto Alegre", finalizou.
Entre as autoridades presentes, estavam o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Cássio Trogildo, vereador Clàudio Janta, deputado estadual Maurício Dziedricki e a diretoria do Sindec.
A categoria atendeu ao chamado do Sindec que neste ano pediu a colaboração para arrecadar alimentos e agasalhos que serão doados à instituições de caridade de Porto Alegre.
Uma das atrações mais esperadas foi o sorteio (entre os associados) para o passeio "Ferrovia do Vinho". Foram sorteados 25 comerciários que terão direito a levar um acompanhante na viagem.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.