
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O centro de eventos Casa do Gaúcho foi o palco da festa que marcou os 84 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre no último domingo (17). Nem o frio inibiu a participação da família comerciária que lotou a comemoração.
Entre as atrações, a Banda Samba Free começou animando o público. As crianças se divertiram com os brinquedos infláveis e guloseimas e para espantar o frio, o chimarrão ficou por conta da Ervateira Barão de Cotegipe. O humorista Pierre da Rosa encerrou as apresentações e arrancou boas risadas dos comerciários com o show de Standup Comed.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, iniciou os pronunciamentos e aproveitou a oportunidade para agradecer a confiança dos comerciários que reelegeram a diretoria na recente eleição sindical e destacou a atuação da entidade.
O Sindec foi fundado em 1932 com o propósito de representar o direito dos comerciários e nesses 84 anos o sindicato vem buscando o melhor pra vida da família comerciária. Nesses anos tivemos avanços significativos, mesmo em um cenário de crise a nossa categoria sempre teve reposição salarial e novas conquistas", salientou.
A comemoração também contou com a presença do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que enfatizou a importância dos trabalhadores fortalecerem o movimento sindical.
Nos últimos anos o sindicato tem crescido e se fortalecido, especialmente num momento tão difícil como esse, onde fala-se em crise política, ética, moral, mas principalmente na crise econômica; onde o desemprego cresce, onde os problemas sociais se aglutinam, e fragilizam especialmente a luta sindical. É por isso a importância de cada vez mais nós fortalecemos as nossas entidades sindicais para que se possa continuar lutando por um país melhor, mais solidário e que não permita retrocesso nas conquistas dos trabalhadores", disse.
O Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, prestigiou a festa e falou sobre o cenário econômico do país, sinalizando a retomada do desenvolvimento. "No segundo semestre os empregos já começam a serem retomados. O Brasil tem potencialidades e eu tenho a plena certeza que o país vai retomar o seu crescimento", afirmou.
O Ministro ainda parabenizou o Sindec pelo aniversário. "Participar da comemoração dos 84 anos do Sindec é um privilegio, pois o comerciário é muito importante no processo econômico. O mercado compreende em produção, transformação, comércio e consumo. O elo entre o consumo e aquilo que é transformado e produzido é realizado pelo comerciário. Eu como comerciário, me sinto muito feliz em prestigiar e parabenizar a categoria de Porto Alegre", finalizou.
Entre as autoridades presentes, estavam o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Cássio Trogildo, vereador Clàudio Janta, deputado estadual Maurício Dziedricki e a diretoria do Sindec.

A categoria atendeu ao chamado do Sindec que neste ano pediu a colaboração para arrecadar alimentos e agasalhos que serão doados à instituições de caridade de Porto Alegre.

Uma das atrações mais esperadas foi o sorteio (entre os associados) para o passeio "Ferrovia do Vinho". Foram sorteados 25 comerciários que terão direito a levar um acompanhante na viagem.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).