
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Neste domingo (19) o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre comemorou seu aniversário de 83 anos com uma grande festa para a família comerciária. O "Arraial do Sindec" ocorreu no Centro de Eventos Casa do Gaúcho e, mesmo com o tempo instável, os comerciários marcaram presença na confraternização.
Entre as atrações que fizeram a alegria dos comerciários, estava a Banda de Forró Maria Bonita, que fez a categoria tomar conta do salão de dança. A criançada se divertiu com brinquedos, brincadeiras juninas e guloseimas, e uma novidade que até os adultos aproveitaram: a cabine de fotos. Quem entrou, pôde registrar a participação na festa e levar de lembrança para casa.
O Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, saudou a categoria e lembrou que neste ano, mais do que nunca, o lema deve ser "unir para avançar nas conquistas".
Neste ano os trabalhadores já sofreram diversos ataques do governo, e o nosso sindicato juntamente com a Força Sindical esteve presente no congresso nacional para defender as nossas conquistas. Vamos continuar unidos, pois assim somos fortes e iremos avançar cada vez mais pelos nossos direitos", salientou.
O Secretário-geral da entidade, Clàudio Janta, reforçou que o Sindec irá continuar atento e firme na luta pelos direitos da categoria.
Conseguimos aprovar reajuste dos aposentados igual ao salário mínimo e estamos avançando em algumas coisas. Mas este governo que só privilegia o sistema financeiro e megaempresários, quer agora tirar, com um uma nova Medida Provisória, 30% dos salários, beneficiando as empreiteiras e não olha para o problema das pequenas e médias empresas. Não vamos aceitar mais este arrego para os grandes, às custas dos trabalhadores, por isso esperamos a aprovação da emenda que obriga o governo a repor 100% do salário. A briga ferrenha para garantir os direitos, empregos e recursos para os municípios e estados, tem sido defendida pela Força Sindical, com todo apoio do nosso sindicato", disse.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam o Prefeito em Exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo e o Presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.
Troféu Semear
Neste ano o Sindec retomou a entrega do Troféu Semear, homenagem conferida a pessoas que fazem a diferença no mundo comerciário. Os agraciados 2015 foram o Bispo Dom Roberto Ferreria Paz, a colaboradora Corália Perdomo e o comerciário Ênio Guimarães Flores.
Me sinto muito honrado, e o meu maior prêmio é estar revendo amigos, porque fizemos história com o Sindicato, sempre defendendo a família dos trabalhadores e os direitos sociais, e aqui estamos para celebrar juntos", sinalizou Dom Roberto.
A homenageada Corália Perdomo, carinhosamente conhecida como Tia Cora, agradeceu a toda a diretoria pelo reconhecimento da sua dedicação em atender ao comerciário do Sindec.
Em meio a lágrimas, o comerciário Ênio, há 70 anos sócio do sindicato, emocionou-se a agradecer. "Agradeço imensamente pela homenagem e desejo vida longa ao sindicato, para que cada vez mais se fortaleça na luta pelos trabalhadores", finalizou.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).