Sindec autua atacado por descumprimento de normas

Empresa recebeu prazo da SRTE para efetuar melhorias das condições dos trabalhadores.

Nesta segunda-feira, 25, os setores de Segurança e Medicina do Trabalho e da Fiscalização do Sindec, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS), efetuaram a autuação de uma empresa pelo descumprimento de uma série de normas de segurança. O Atacado Libardi foi notificado por não atender as solicitações do sindicato em relação às normas do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

O sindicato efetuou a denúncia, retornando ao local com auditoria da DRT, que constatou riscos eminentes aos funcionários do atacado. Muitos funcionários atuavam em desvio de função, trabalhando na limpeza e no descarregamento de caminhões. Alguns trabalhadores também apresentavam cortes nas mãos devido ao manuseio de estiletes para efetuar a abertura de caixas.

Foram exigidas adaptações urgentes, como melhorias no sistema de prevenção de incêndios e providências relacionadas à organização, limpeza e ergonomia para a melhora das condições de trabalho dos funcionários. A empresa também recebeu prazo máximo de 20 dias para realizar adaptações em sua estrutura, relacionadas à mudança de um mezanino, que exige avaliação de profissional capacitado, pois foi constatado risco de desabamento.

A ação consolida a parceria entre o sindicato e os órgãos de fiscalização, que buscam estabelecer um acordo com as empresas através da Fiscalização Educativa. O objetivo é que as empresas se interessem em efetuar as melhorias, garantindo o bem-estar dos colaboradores e deixando de ser penalizadas financeiramente.