Sindec apóia peça teatral, Antígona BR
Régis Araújo

Grupo Caixa-Preta recria clássico da dramaturgia universalutilizando elementos da cultura afro-brasileira.

De 11 à 15.06.08 - Teatro Renascença

Grupo Caixa-Preta recria clássico da dramaturgia universal

utilizando elementos da cultura afro-brasileira

A montagem dirigida por Jessé Oliveira (indicado ao Tibicuera 2007 de melhor direção por Canto de Cravo e Rosa) realiza curta temporada no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre, nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de junho, de quarta a domingo, às 21h. Os ingressos antecipados estão à venda na Fatirrê Cabeleireiros (Rua Mal. Floriano, 212, 1 andar ? Fone: 3224.2059), em horário comercial, com 20% de desconto (confira os valores no serviço).

Antígona BR é a nova aposta do diretor Jessé Oliveira e do Grupo Caixa-Preta. O sincretismo cultural é, novamente, o pano de fundo para a recriação de um clássico da dramaturgia, "Antígona", de Sófocles, fundida com "Sete contra Tebas", de Ésquilo, sendo utilizadas também passagens de outras tragédias como "Édipo Rei" e "Édipo em Colono", também de Sófocles.   Os elementos da cultura afro-brasileira, tão bem retratados em Hamlet Sincrético ? obra basilar do Grupo -, são, agora, aprofundados, reafirmando a presença de uma estética de matriz africana. A nova montagem foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz / 2007. No elenco estão Glau Barros, Silvio Ramão, Éderson Santos, Adriana Rodrigues, Leandro Daitx, Wagner Santos, Josiane Acosta, Silvia Duarte, Ravena Dutra, Flávio Oya Tundê, Lucila Clemente e Diego Neimar. A dramaturgia é assinada por Viviane Juguero e a direção musical é de Luiz André da Silva. Jessé Oliveirae Joça Vergo assinam a coreografia, que utiliza elementos da dança contemporânea, da capoeira e das danças de origem africana.

Em Antígona BR os elementos da cultura afro-brasileira servem de metáforas que traduzem à narrativa da peça, em que os gestos, os ritos e os mitos de origem africana contribuem para a compreensão da peça, ao mesmo tempo em que, criticamente, comentam a realidade de uma maneira diferente da tradicional discussão verbal das questões raciais. Esta é potencializada pelos signos afro-brasileiros dos cultos aos orixás, da capoeira, do catolicismo popular, e outras manifestações que marcam a influência negra na cultura brasileira.   A luta de Antígona com o tio Creonte, de Etéocles com Polinice e todos os conflitos entre os personagens traduzem o conflito de identidade e a perda da identidade ou a auto-negação. O coro representa os velhos e será uma metáfora dos Griot e Negras Minas. A linguagem desenvolvida tem como base a transposição de códigos da cultura afro-brasileira para contar uma história.

O Grupo Caixa-Preta busca uma nova abordagem da teatralidade produzida por atores negros. Surgiu no cenário gaúcho em 2002. Realizou os espetáculos: "Transegun", de Cuti (2003); o monólogo "Madrugada, me Proteja" (2007), de Cuti, e "Hamlet Sincrético" (2005), baseado na obra original de William Shakespeare (Prêmio Florêncio de Melhor Espetáculo Teatral de 2007 ? Categoria Espetáculo Estrangeiro pela Associação de Críticos Teatrais do Uruguai; Prêmio Açorianos de Melhor Trilha Sonora em 2006 e Troféu RBS de Melhor Espetáculo).

**FICHA TÉCNICA

**DIREÇÃO: Jessé Oliveira - ELENCO: Glau Barros, Silvio Ramão, Adriana Rodrigues, Éderson Santos, Leandro Daitx, Wagner Santos, Silvia Duarte, Flávio Oya Tundê, Ravena Dutra, Lucila Clemente, Josiane Acosta, Diego Neimar.

DRAMATURGIA: Viviane Juguero.

DIREÇÃO MUSICAL: Luiz André da Silva.

PREPARAÇÃO VOCAL: Marlene Goidanich - ASSESSORIA EM RELIGIÃO E DANÇAS AFRICANAS: Baba Diba de Yemonjá - PREPARAÇÃO CORPORAL: Joca Vergo e  Marilice Bastos (Dança Contemporânea) ? COREOGRAFIA: Jessé Oliveira e Joca Vergo ? ILUMINAÇÃO: Miguel Tamarajó e Jessé Oliveira - OPERADOR DE LUZ: Camila Lopes de Moraes ? FIGURINOS: Raquel Cappelletto - CONFECÇÃO DOS AXÓS: Flávio Oya Tundê - ADEREÇOS CÊNICOS: Wagner Santos ? FOTOS: Bruno Gomes - Projeto Gráfico: Elinka Matusiak - ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO E BILHETERIA: Karla Meura - DIREÇÃO DE PRODUÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA: Silvia Abreu - REALIZAÇÃO: Caixa-Preta - PATROCÍNIO: Petrobrás

**APOIO

**Ministério da Cultura  ? Fundação Nacional de Artes (Funarte) ? SINDEC ?  Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) ?  Clube do Assinante ZH ? RBS TV/TV COM ? TV E / FM Cultura ? Restaurante Birra & Pasta ? Impacto Signs ? Band News FM ? Ipanema FM ?  Antropotour Turismo ? Fatirrê Cabeleireiros ? Central de Aviamentos - Hospital Psiquiátrico São Pedro ? Restaurante Via Imperatore ?  Atelier de Massas ? Lavanderia Chuá ? Velas Glimm ? Tirage Serigrafia ? Áudio Design - Intercity Hotel - Cinehouse ?- Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Secretaria de Estado da Cultura ? Ilê Ase Iyemonja. ? Toccatta   Consultoria em Música ? Balas Florestal

**SERVIÇO

**O quê: "Antígona BR", espetáculo teatral com o Grupo Caixa-Preta

Onde: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), Porto Alegre

Quando: Dias 11, 12, 13, 14, 15 de junho de 2008, às 21h.

Quanto: R$ 15,00 (inteira). Desconto de 20% para sócios do Clube do Assinante ZH (mais um acompanhante) e de 50% para idosos, classe artística e estudantes mediante apresentação de documento comprobatório. Ingressos antecipados na Fatirrê Cabeleireiros (Rua Mal. Floriano, 212, 1 andar ? Fone: 3224.2059, horário comercial), com 20% de desconto.

**Contatos: (51) 81371975 / (51) 8401.6895 / (51) 3733.9337