Eventos culturais, dicas e novidades de lazer e entretenimento.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Festa do Trabalhador em Porto Alegre leva cultura para o Jardim Leopoldina
por Gabriella Oliveira | Janta destacou as bandeiras de defesa da Força Sindical.
Em uma tarde mais que especial, a Força Sindical-RS, uniu os festejos de 1º de maio a uma das bandeiras de luta mais forte da central, a dignidade e cultura para o trabalhador. Durante toda a tarde de quarta-feira, feriado de 1º de maio, a Praça México ficou lotada de pessoas que foram acompanhar a festa do Trabalhador e as diversas apresentações artísticas. A campanha Postos de Saúde 24h marcou presença no local, onde uma equipe esteve recolhendo assinaturas para o abaixo-assinado que busca a abertura dos Postos de Saúde 24 horas por dia e nos finais de semana.
No palco as atrações foram marcantes: Cia Ondina e Tufone na performance "O Circo Chegou"; Dj Finna, da dupla (FatDuo) e o locutor Zezé Maravilha; MC Kid; Valéria Houston; Marco Lima e banda; e para encerrar o Grupo do Bola levou todos para dançar ao som do pagode.
A festa ficou completa com a chegada do presidente da Força e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, que subiu para cima do trio elétrico e destacou as principais batalhas que os trabalhadores ainda enfrentam, mas também reforçou a luta da Força Sindical-RS para melhorar a vida dos trabalhadores.
Queremos um gatilho nos salários, não podemos mais conviver com essa defasagem no bolso do trabalhador. E hoje é o dia que nós temos para refletir e cobrar dos nossos políticos a abertura dos Postos de Saúde 24 horas, dizer que queremos emprego e educação de qualidade. Também é o dia de dizer que queremos um futuro melhor para essas crianças", ressaltou.
Janta aproveitou a oportunidade e conclamou toda a população para cobrar dos representantes os plenos direitos de todo cidadão.
Gaúchos e brasileiros: indigne-se! Cobre emprego, educação e saúde de qualidade. Mande mensagem para os nossos deputados federais e estaduais, para os vereadores de Porto Alegre. Queremos desenvolver o Brasil, mas chega de somente nos contribuir, nos queremos que os empresários e o governo façam sua parte", destacou.
O tesoureiro-geral Luis Carlos Barbosa acompanhou todas as atividades juntamente dos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Maurício Forte e Edenilson Rossato.
Famílias inteiras prestigiaram a festa na Praça México, onde houve distribuição de erva-mate e a água quente, além de cama-elástica e piscina de bolinhas.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.