Eventos culturais, dicas e novidades de lazer e entretenimento.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Festa do Trabalhador será em defesa de mudanças na política econômica
por Ligiane Brondani | A Força Sindical-RS irá realizar a festa no Parque Farroupilha a partir das 15h com diversas atrações musicais.
A Festa do Trabalhador, promovida anualmente no dia 1º de maio pela Força Sindical-RS, é um momento de festividade e manifestação. Já tradicional no calendário de eventos, o dia vai começar com a participação da Central na procissão de Nossa Senhora do Trabalho e bênção das carteiras de trabalho. A caminhada sairá as 8h do Lar Dom Luis Guanella.
Diante do alto índice de desemprego, este ano a Festa do Trabalhador terá enfoque na geração de emprego, garantia de direitos e na luta por mudanças na política econômica do país.
O evento será realizado no Parque Farroupilha (Redenção), a partir das 15h. A tarde será reservada para muita diversão com as seguintes atrações: Tributo aos Beatles, com Adriana Deffenti, Luciano Albo e Leonardo Boff; Show Roda de Viola, com Rafael Baumhardt Erê, Valeria Houston Barcellos e Ilse Lampert; e a Banda Samba Free.
Como a Força Sindical entende que o Dia Internacional do Trabalho é uma data para a reflexão e o lazer, os trabalhadores que forem ao evento também participarão do sorteio de erva-mate e chás da ervateira Barão.
Serviço:
Procissão de Nossa Senhora do Trabalho
Quando: às 8h no dia 1º de maio
Onde: Lar Do Luis Guanella (Rua Tenente Ary Tarrago, 1281)
Festa do Dia do Trabalhador
Quando: às 15h no dia 1º de maio
Onde: espelho d’água do Parque Farroupilha (Redenção)
Manifestação da Central
O desemprego vem alcançando índices assustadores. Dados de janeiro mostram que, nos últimos doze meses, foram extintos 1,6 milhão de empregos formais. As bandeiras que a Força defenderá no 1º de Maio são, entre outras, geração de empregos, garantia de direitos e não à retirada de direitos na reforma da previdência, na qual o governo ameaça instituir a idade mínima para a aposentadoria entre homens e mulheres.
A Central é contra e vai intensificar a luta contra esta proposta!
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.