
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

A Festa do Trabalhador, promovida anualmente no dia 1º de maio pela Força Sindical-RS, é um momento de festividade e manifestação. Já tradicional no calendário de eventos, o dia vai começar com a participação da Central na procissão de Nossa Senhora do Trabalho e bênção das carteiras de trabalho. A caminhada sairá as 8h do Lar Dom Luis Guanella.
Diante do alto índice de desemprego, este ano a Festa do Trabalhador terá enfoque na geração de emprego, garantia de direitos e na luta por mudanças na política econômica do país.
O evento será realizado no Parque Farroupilha (Redenção), a partir das 15h. A tarde será reservada para muita diversão com as seguintes atrações: Tributo aos Beatles, com Adriana Deffenti, Luciano Albo e Leonardo Boff; Show Roda de Viola, com Rafael Baumhardt Erê, Valeria Houston Barcellos e Ilse Lampert; e a Banda Samba Free.
Como a Força Sindical entende que o Dia Internacional do Trabalho é uma data para a reflexão e o lazer, os trabalhadores que forem ao evento também participarão do sorteio de erva-mate e chás da ervateira Barão.
Serviço:
Quando: às 8h no dia 1º de maio
Onde: Lar Do Luis Guanella (Rua Tenente Ary Tarrago, 1281)
Quando: às 15h no dia 1º de maio
Onde: espelho d’água do Parque Farroupilha (Redenção)
Manifestação da Central
O desemprego vem alcançando índices assustadores. Dados de janeiro mostram que, nos últimos doze meses, foram extintos 1,6 milhão de empregos formais. As bandeiras que a Força defenderá no 1º de Maio são, entre outras, geração de empregos, garantia de direitos e não à retirada de direitos na reforma da previdência, na qual o governo ameaça instituir a idade mínima para a aposentadoria entre homens e mulheres.
A Central é contra e vai intensificar a luta contra esta proposta!

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.