Reabertura da Borges irá revitalizar setor do Centro
Régis Araújo

Teve início nesta semana o trabalho de reabertura da Avenida Borges de Medeiros, que receberá 80 metros de asfalto para a ligação com a Avenida Mauá. O novo traçado receberá as paradas de ônibus que obstruem a frente do Mercado Público, e terá fluxo exclusivo de transporte coletivo.

A obra á uma parceria da Trensurb, que está reformulando a Estação Mercado, com a prefeitura de Porto Alegre. Nesta primeira etapa, quando serão retirados equipamentos de infra-estrutura que bloqueiam a via, a prefeitura é responsável pelo recapeamento alsfáltico, remoção do sistema de gás, projeto das novas paradas e de iluminação.

Inserida dentro do Programa Viva o Centro, a ação está integrada a um projeto de revitalização da área central. ?É um pequeno trecho que trará grandes melhorias para o Centro de Porto Alegre?, garante o secretário do Planejamento Municipal José Fortunati. O investimento direto da Prefeitura na obra deve se aproximar do R$ 150 mil.

Entre os benefícios imediatos da alteração está o desafogamento do trânsito nas imediações. Segundo o gerente do Programa Viva o Centro, arquiteto Glênio Bohrer, os ônibus que vêm pela Avenida Mauá poderão entrar à esquerda na Borges, diminuindo o trânsito de transporte coletivo nas ruas Leonardo Truda e Siqueira Campos.

Paralelamente à reabertura, outras ações estão sendo realizadas, como as reformas no Mercado Público; a construção do Centro Popular de Compras; a revitalização da Praça XV; reurbanização da Praça da Alfândega e da rua General Câmara; reforma de diversos prédios históricos e incentivos à cultura e turismo.