Dois anos de falecimento da dentista Rafaelina Garcia é marcado por homenagem
Rafaelina Garcia

Nesta sexta-feira (17) fazem dois anos do falecimento da dentista Rafaelina Maria Letizia Garcia, profissional que atuou junto ao departamento médico do Sindec-POA durante 40 anos.

Em 2013 tivemos a honra de homenageá-la com o Troféu Semear, que é concedido a pessoas que contribuem com a categoria comerciária e tem um relevante trabalho junto à sociedade.

Como uma forma de marcar os dois anos da passagem dela por este mundo, os filhos a homenageiam lembrando sua trajetória. Confira o texto na íntegra:

Hoje é 17 de julho de 2020.

Neste dia queremos homenagear RAFAELINA MARIA LETIZIA GARCIA, a nossa mãe, que partiu deste mundo há exatamente dois anos.

Filha de Carmine Letizia e Nicolleta Melchionna Letizia, ambos napolitanos, teve uma infância e adolescência feliz e saudável ao lado de seus dois irmãos, Rita e Vito.

Casou aos 27 anos com o engenheiro civil Sergio Armando Hermann Garcia. Desde início, percebeu que casamento não era ofício e decidiu terminar a sua formação educacional no colégio Sevigné. Fez vestibular e foi aprovada na faculdade de Odontologia da UFGRS. Concluiu o curso em 1963.

Dedicou quase meio século de sua vida a sua profissão, sem se esquecer dos cuidados e ensinamentos com seus quatro filhos (Renato, Sergio, Ricardo e Tulio).

Trabalhou durante muito tempo na Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre(AFM) e no município de Esteio.

No Sindicato dos Comerciários (SINDEC), em particular, onde atuou por mais de quatro décadas, fez inúmeros amigos recebendo o carinho e reconhecimento pela dedicação e esforço com a qual executava a atividade de dentista.

Nomes como o presidente Neco, Claudio Janta, Américo, Chico, Cinara, Clarita, Patrícia, Cezar, Cintia, Zélia, Nelza, Patrícia Flores, Osvaldo, Valdir, Barbosinha, Fátima, Bia, Simone, Sidnei, Regininha, Fernando, Machado, Iara, Darci Finamor, Maria Ducarmo eram lembrados e comentados alegremente no ambiente familiar.

Tinha um carinho especial pela amiga Teresinha, reconhecido e admirado pelo marido e filhos. Conheceram-se em 1996, e desde o primeiro momento se tornou sua amiga e conselheira. Nos últimos anos de vida recebeu da Terê todo tipo de ajuda e cuidado, além de um grande apoio espiritual.

Antes que uma doença crônica pulmonar começasse paulatinamente a enfraquecê-la fisicamente realizou seu grande sonho de viajar para Itália e conhecer tios, tias, primos e primas. Também conheceu Nápoles e a cidade onde seus pais se conheceram.

Todos os dias, depois da jornada de trabalho, usava suas horas de lazer e descanso cuidando dedicadamente de sua mãe que faleceu em 2001 com 99 anos.

No último ciclo da sua vida, já bastante debilitada, continuo atuando como dentista, aprendeu a pintar quadros, fez cursos avançados de italiano e pode desfrutar um pouco da convivência dos netos Vitor Augusto, Rafaela, Roberta e Leonardo.

Fica a saudade eterna e a certeza que a sua passagem neste mundo não foi em vão.

Por fim, agradecemos a todos que participaram e desfrutaram da convivência com a nossa mãe.

Renato, Sergio Augusto, Ricardo e Tulio Cesar Letizia Garcia