Produto Mattel não entra no Brasil
Régis Araújo

O Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior confirmou que suspendeu, desde 17 de agosto, todas as licenças de importação de produtos da Mattel. Segundo o governo, o objetivo é impedir que brinquedos com defeito ? presentes na lista do recall mundial da empresa ? entrem no Brasil. "A suspensão só será revogada quando a fabricante atender a todas as normas técnicas estabelecidas por órgãos do governo e fiscalizadas pelo Inmetro", explicou o ministério.

Embora esteja valendo desde 17 de agosto, a medida não foi anunciada antes porque o governo considerou "invasivo" torná-la pública já que diz respeito a apenas uma empresa. No Brasil, não foi registrado nenhum acidente relacionado aos problemas apresentados pelos brinquedos da marca. O ministério, porém, optou por suspender preventivamente as importações para evitar que produtos que possam causar mal à saúde cheguem às crianças brasileiras.

O ministério ressalta que o Inmetro ? órgão responsável por garantir que os produtos atendam a requisitos mínimos de qualidade e segurança ? intensificou a fiscalização. A meta é verificar se os brinquedos que estão nas lojas brasileiras têm o selo de aprovação do órgão.

A Mattel divulgou um comunicado ontem lamentando a decisão do governo. Conforme a empresa, a poucas semanas do Dia das Crianças, essa proibição terá "efeito devastador e nefasto", pois o estoque existente não atende à demanda. O documento distribuído na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados relatou ainda que haverá perdas para o país com a arrecadação de impostos. "A redução de oferta levará ao aumento de preços ao consumidor. É oportunidade para a informalidade tomar conta do mercado", alertou.

Em novembro passado, a Mattel anunciou recall dos ímãs de bonecas da marca Polly. Em agosto deste ano, repetiu o recall de outros produtos Polly pelo mesmo motivo, assim como os cachorros da Barbie e os bonecos do Batman. Além do problema com os ímãs, a Mattel anunciou semana passada o recall de mais 11 itens por excesso de chumbo na tinta. Seis deles são vendidos no Brasil: cinco acessórios da marca Barbie e um item da marca Fisher-Price. Nenhuma boneca Barbie faz parte desse recall.

Fonte: Correio do Povo