Porto Alegre enfrenta dia de calorão
Régis Araújo

Os gaúchos que não estão nas praias para aproveitar a temporada de veraneio tiveram que fazer mágica para tentar espantar o forte calor registrado durante todo o dia de ontem.

Os gaúchos que não estão nas praias para aproveitar a temporada de veraneio tiveram que fazer mágica para tentar espantar o forte calor registrado durante todo o dia de ontem. Em Porto Alegre, sorvete, água mineral e roupas leves foram algumas das opções escolhidas por aqueles que precisaram sair às ruas na quinta-feira (10)

Segundo a MetSul Meteorologia, a quinta-feira foi o dia mais quente dos últimos dois anos em parte do Estado. Não houve recordes, permanecendo as marcas históricas de calor na Capital e no Interior registradas em 1917 e 1943. Em Porto Alegre, a temperatura chegou a 38 graus em alguns bairros. Entre os diferentes pontos da cidade, a menor temperatura foi observada no Jardim Botânico, com 36,5 graus até as 16h. Já a maior ocorreu no Aeroporto Internacional Salgado Filho, com 38 graus. Desde janeiro de 2006 não se tinha dia tão quente na Capital. Naquela ocasião, os termômetros chegaram a indicar 39 graus em histórica onda de calor. A maior temperatura no Estado ocorreu em Uruguaiana, onde o Instituto Nacional de Meteorologia indicou 39,7 graus.

A previsão é que hoje uma frente fria chegue ao Rio Grande do Sul trazendo aumento de nebulosidade e chuva fraca na maioria dos locais, podendo ocorrer, em pontos isolados, tempestades e queda de granizo. Conforme o Oitavo Distrito de Meteorologia, na Capital a máxima atingiu 36,5 graus e a mínima, 21,3 graus. No Interior, a máxima ficou em 39,6 graus, em Uruguaiana, e a mínima, com 13,6 graus, em São José dos Ausentes.

Problemas com o fornecimento de energia elétrica também provocaram a parada da Estação de Bombeamento de Água Tratada Outro Preto, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Em função disso, o Dmae alerta que faltará água nos bairros Sarandi, Rubem Berta, Cristo Redentor, Jardim Floresta, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Passo da Areia, Passo das Pedras, Santa Maria Goreti, São Sebastião, Vila Ipiranga, Protásio Alves, Mario Quintana, Jardim Itu e Morro Santana. Outras informações podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Dmae, pelo telefone 115.

Fonte: Correio do Povo

Voltar pro topo