Porto Alegre conta com novo sistema de vigilância meteorológica
Régis Araújo

O prefeito José Fogaça lançou na tarde de ontem o Sistema de Vigilância Meteorológica de Porto Alegre - Metroclima, que está disponível através do site www.portoalegre.rs.gov.br/metroclima.

O prefeito José Fogaça lançou na tarde de ontem o Sistema de Vigilância Meteorológica de Porto Alegre - Metroclima, que está disponível através do site www.portoalegre.rs.gov.br/metroclima. O objetivo é fornecer informações diárias do tempo e alertas antecipados de acontecimentos climáticos como estratégia para diminuir os prejuízos em casos de desastres naturais.

A idéia surgiu em 4 de novembro de 2005, quando um forte temporal atingiu Porto Alegre. Nesse dia, alguns bairros chegaram a registrar 100 milímetros de chuva em meia hora, trazendo conseqüências graves para a população. Naquele ano, os únicos dados existentes eram do Instituto Nacional de Meteorologia e do aeroporto Salgado Filho, sendo que através dessas informações não era possível saber o real volume de chuva nos bairros.

A partir desta lacuna, se criou um mecanismo composto por software, banco de dados, infra-estrutura de telecomunicações, dez pluviômetros e cinco estações meteorológicas. "É uma revolução no atendimento de emergência da cidade. Porto Alegre não gerava dados e informações nesta área. Com o Metroclima, a segurança aumenta muito, dando todos os indicativos de climatologia e monitoramento para ações imediatas", afirmou o prefeito durante o lançamento do Metroclima.

Os pluviômetros estão instalados em pontos estratégicos de Porto Alegre: no Palácio Piratini (Centro) e nos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Sarandi, Centro Vida, Glória, Lomba do Pinheiro, Restinga e Belém Novo. Já as estações estão no Menino Deus, Aeroclube, Lomba do Pinheiro, Hospital Militar e Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) - Zonal Norte.

Fonte: Jornal do Comércio

Voltar pro topo