Os tempos modernos e a saúde no ambiente de trabalho
Jousi Quevedo

A ergonomia, ciência que estuda a atividade do homem no trabalho e busca aliar a eficácia ao conforto nesse espaço.

A modernidade é considerada a vilã de muitos problemas atuais, inclusive de saúde. O computador, por exemplo, é essencial no dia a dia profissional de grande parte das empresas, porém, os médicos alertam que, ao assumir uma postura incorreta perante o aparelho, ele pode se transformar em um problema. A ergonomia, ciência que estuda a atividade do homem no trabalho e busca aliar a eficácia ao conforto nesse espaço, lida com essas questões e o especialista Carlos Campos, presidente da Associação Nacional de Medicina de Trabalho (Anamt), joga luz sobre o assunto:

  • Quando a pessoa exerce funções, mesmo que profissionais, fora do seu local de trabalho, normalmente não assume posturas forçadas, há um relaxamento maior, evitando patologias.

Ferreira explica que as patologias normalmente adquiridas no ambiente profissional, e relacionadas à postura incorreta no computador, afetam principalmente a coluna e os membros superiores, normalmente o ombro e a área cervical. Porém, como evitá-las? Campos dá algumas dicas:

  • Não podemos ficar na mesma posição por muito tempo, por isso, são importantes pausas e caminhadas durante o expediente; a inclinação do encosto da cadeira deve ficar entre 100 e 110 graus; além disso, a cadeira deve ficar em uma altura que o antebraço fique apoiado na mesa; o mouse também não pode ficar muito distante das mãos; e o monitor não deve estar nem muito acima nem muito abaixo do campo de visão.

Além disso, os especialistas garantem que esses elementos não são os únicos para que o local de trabalho se torne agradável. Um ambiente com temperatura e iluminação adequadas, pouco barulhento e que propicie satisfação no empregado são alguns dos pontos levantados para que o trabalho não se torne um problema ou, até mesmo, uma doença para ninguém.

Fonte: Portal ANAMT

Voltar pro topo