por Gabriella Oliveira | Parceria vai beneficiar toda a categoria com descontos nos cursos.
Com o intuito de valorizar o ensino e incentivar a qualificação profissional, a Ftec Faculdades firmou uma parceria com a Força Sindical-RS, Fetracos-RS e Sindec-POA que beneficiará cerca de 800 mil trabalhadores ligados às entidades.
A assinatura do convênio ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) na unidade da Ftec no centro de Porto Alegre e reuniu o Presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado; Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí; Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco; Diretor das três entidades, Luis Carlos Barbosa; Diretor de Operações da Ftec, Eduardo Araújo e Diretor Geral e fundador da Ftec, Cláudio Meneguzzi, além de dirigentes e colaboradores das entidades envolvidas.
A Força Sindical-RS, que conta com 26 categorias filiadas, além de associações, federações e cooperativas, foi a primeira entidade a firmar a parceria. "Este importante convênio irá qualificar os trabalhadores para que possam atuar em áreas diversas, já que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. É uma grande oportunidade de aperfeiçoamento", destacou Marcelo, presidente em exercício.
O presidente do Sindec-POA salientou que, além do sindicato atuar em prol de melhores salários, assistência médica e garantias de direitos trabalhistas, uma das preocupações é com a qualificação dos comerciários. "Aquele trabalhador que não busca aperfeiçoar o seu conhecimento, acaba ficando estagnado. Esperamos que esse convênio seja um incentivo para o comerciário ascender na carreira, melhorar seu salário e sua condição de vida", argumentou Neco.
Mazuí, representante da Fetracos-RS, destacou a assinatura do convênio, como um momento marcante diante da atual conjuntura política e econômica. "É por meio de atos como esse, que podemos acreditar no potencial de desenvolvimento do país", salientou.
Finalizando os pronunciamentos, o Diretor geral e fundador da Ftec, reforçou a importância da proximidade entre as instituições de ensino e as entidades representantes dos trabalhadores. "É fundamental para se antecipar às demandas do mercado e para preparar o capital humano das empresas às mudanças tecnológicas tão corriqueiras hoje. Neste contexto, esta parceria com certeza vai ser bastante profícua a todos os envolvidos. Esperamos que seja um elo de sucesso e de desenvolvimento", apontou Cláudio.
A partir do convênio, os trabalhadores serão beneficiados com descontos de até 16% em todos os cursos, como engenharias, graduação tecnológica, cursos técnicos, educação à distância e pós-graduação de todas as unidades da Ftec Faculdades, localizadas nas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Caxias do Sul.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.