por Gabriella Oliveira | Parceria vai beneficiar toda a categoria com descontos nos cursos.
Com o intuito de valorizar o ensino e incentivar a qualificação profissional, a Ftec Faculdades firmou uma parceria com a Força Sindical-RS, Fetracos-RS e Sindec-POA que beneficiará cerca de 800 mil trabalhadores ligados às entidades.
A assinatura do convênio ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) na unidade da Ftec no centro de Porto Alegre e reuniu o Presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado; Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí; Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco; Diretor das três entidades, Luis Carlos Barbosa; Diretor de Operações da Ftec, Eduardo Araújo e Diretor Geral e fundador da Ftec, Cláudio Meneguzzi, além de dirigentes e colaboradores das entidades envolvidas.
A Força Sindical-RS, que conta com 26 categorias filiadas, além de associações, federações e cooperativas, foi a primeira entidade a firmar a parceria. "Este importante convênio irá qualificar os trabalhadores para que possam atuar em áreas diversas, já que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. É uma grande oportunidade de aperfeiçoamento", destacou Marcelo, presidente em exercício.
O presidente do Sindec-POA salientou que, além do sindicato atuar em prol de melhores salários, assistência médica e garantias de direitos trabalhistas, uma das preocupações é com a qualificação dos comerciários. "Aquele trabalhador que não busca aperfeiçoar o seu conhecimento, acaba ficando estagnado. Esperamos que esse convênio seja um incentivo para o comerciário ascender na carreira, melhorar seu salário e sua condição de vida", argumentou Neco.
Mazuí, representante da Fetracos-RS, destacou a assinatura do convênio, como um momento marcante diante da atual conjuntura política e econômica. "É por meio de atos como esse, que podemos acreditar no potencial de desenvolvimento do país", salientou.
Finalizando os pronunciamentos, o Diretor geral e fundador da Ftec, reforçou a importância da proximidade entre as instituições de ensino e as entidades representantes dos trabalhadores. "É fundamental para se antecipar às demandas do mercado e para preparar o capital humano das empresas às mudanças tecnológicas tão corriqueiras hoje. Neste contexto, esta parceria com certeza vai ser bastante profícua a todos os envolvidos. Esperamos que seja um elo de sucesso e de desenvolvimento", apontou Cláudio.
A partir do convênio, os trabalhadores serão beneficiados com descontos de até 16% em todos os cursos, como engenharias, graduação tecnológica, cursos técnicos, educação à distância e pós-graduação de todas as unidades da Ftec Faculdades, localizadas nas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Caxias do Sul.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.