Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na madrugada desta quinta-feira (25/6), o projeto de Lei do Executivo que institui o Plano Municipal de Educação (PME), que consiste no conjunto de leis específicas para o sistema de ensino no Município, com validade de 10 anos. Para o vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, que também é secretário-geral do Sindec-POA, a discussão do PME de Porto Alegre teve saldo positivo, com a conquista de avanços em relação à proposição do Plano Nacional de Educação (PNE).
Saímos daqui com garantias em relação a questões importantes, como a educação voltada para uma formação cidadã, a aproximação dos Círculos de Pais e Mestres, a ampliação do acesso à Educação Especial para a faixa de zero a 21 anos, a viabilização do turno integral nas escolas, dentre outros. Saímos daqui com a construção de um bom alicerce do que vai constituir 10 anos de formação escolar desta geração", avaliou Janta.
O PME foi aprovado com 20 votos favoráveis e oito contrários, tendo como princípios a erradicação do analfabetismo; a universalização do atendimento escolar; a superação das desigualdades educacionais; a melhoria da qualidade do ensino; a formação para o trabalho e para a cidadania; a promoção do princípio da gestão democrática da educação; a promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País; o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade; a valorização dos profissionais da educação; e a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
Algumas das emendas rejeitadas no plenário devem ter pedido de renovação de votação. Tema volta a ser discutido durante a sessão desta quinta-feira.
Combate à terceirização nas escolas
Um dos pontos defendidos pelo vereador Clàudio Janta na tribuna foi o fim das atividades terceirizadas nas escolas. O tema era tratado pela subemenda 2 à Mensagem Retificativa do Executivo, que acabou sendo derrotada com 8 votos a favor e 21 contra.
Quem mais promove a terceirização são os governos, em relação a segurança, limpeza urbana, saúde, educação e tantos outros serviços. Porto Alegre é uma cidade pioneira no Orçamento Participativo, na promoção da participação popular, e poderia ser também em relação ao combate da terceirização. Não nos referimos à extinção dos contratos terceirizados nos casos de serviços temporários, mas acredito que dentro das escolas os funcionários também são referência, fazem parte da comunidade escolar e merecem ser tratados como tal. Votamos favoravelmente à proposição", defendeu.
Andréia Poerschke Sarmanho
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.