Ônibus a R$ 2,10 e lotação a R$ 3,10
Régis Araújo

A partir de hoje a passagem de transporte coletivo em Porto Alegre está mais cara. A tarifa de ônibus subiu de R$ 2,00 para R$ 2,10 e a de táxi-lotação também aumentou em R$ 0,10, passando para R$ 3,10. O novo preço representa um reajuste de 5% no transporte de ônibus. Já o aumento na passagem do táxi-lotação significa 3,33%. Os valores foram aprovados na semana passada, por 14 votos a um, pelo Conselho Municipal do Transporte Urbano (Comtu).

O atual reajuste ficou abaixo do aumento anterior, que começou a vigorar em 4 de fevereiro de 2007. Naquela ocasião, a passagem de ônibus subiu 8,11% e a do lotação, 11,11%. Sancionado pelo prefeito José Fogaça na última quinta-feira, o reajuste não atende ao pedido feito pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre. A entidade havia solicitado um aumento de 7,5%. Na semana passada, estudantes de Porto Alegre fizeram protesto contra o reajuste estabelecido para o transporte coletivo.

O cálculo do valor foi analisado pela equipe técnica da Coordenação de Regulação de Transportes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), após uma avaliação do custo da planilha tarifária. Os itens que mais subiram no último ano foram os veículos (6,68%) e o salário de motoristas, cobradores e fiscais (5%). Conforme informou o presidente do Comtu, Jaires Maciel, o aumento também é influenciado pelas isenções. "A cada três passageiros do transporte coletivo, um não paga", exemplificou.