Obrigatoriedade de diploma para pré-escola está fora da realidade educacional do Brasil
Régis Araújo

CLÀUDIO JANTA é presidente da Força Sindical-RS e conselheiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A performance da equipe campeã confirmou a máxima de que o sucesso de um time de futsal começa pelo goleiro. Leandro, o goleiro menos vazado do campeonato, foi o diferencial do time, ao fazer grandes defesas, mas também ao compor a linha de passe como um autêntico goleiro-linha, que cumpria a função de fixo, armador e atacante, quando surgia a oportunidade. O entrosamento e a troca de passes foram tão envolventes que os adversários custavam a retomar a posse de bola. Já no jogo das semi-finais os craques da Ughini aplicaram 7 X 0 no time da Linna ao natural, antecipando a determinação de conquistar o primeiro lugar. A decisão do terceiro lugar se deu na cobrança de pênaltis, após um empate de 16 gols entre os times do Nacional 32 e Linna. Mas os campeões mostraram outra virtude: a disciplina. O escrete da Ughini recebeu somente quatro cartões amarelos em todo certame, sendo um dos times menos faltosos da competição. Mesmo se colocando em quarto lugar, o time da Linna apresentou Patrick, autor de 19 dos 224 gols marcados. A média de gols anotados manteve a tradição dos campeonatos anteriores: 9,74 por partida.

A PREMIAÇÃO ? O espírito esportivo e a solidariedade típica entre os trabalhadores prevaleceram no último jogo da disputa. Mesmo perdendo a partida por goleada, a torcida do Empório das Sedas não perdeu a esportiva e seguiu incentivando seus jogadores, inclusive após a derrota, fato destacado pelo presidente do Sindec, Nilton Neco, no momento da premiação. O sindicalista aproveitou a ocasião para justificar o minuto de silêncio respeitado na final e próprio nome do certame. ?Serafim Dias? foi o idealizador do campeonato e o diretor social mais ativo da história do sindicato. ?Serafa?, como era conhecido, faleceu dia 29 de outubro e foi homenageado em vida pela diretoria do Sindec, que batizou o ginásio de esporte com seu nome.