O alerta do Dia Mundial contra Doenças e Acidentes de Trabalho

Saiba o que é importante avaliar para garantir a segurança e as boas condições de trabalho.

O próximo sábado (28), é dedicado a lembrar das vítimas de doenças e acidentes de trabalho. A celebração surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causados pelo trabalho, espalhando-se por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

"As palavras chave são sempre prevenção e conscientização. Devemos deixar de tratar acidente de trabalho como fatalidade, pois para nós, profissionais prevencionistas, o lema é que todo o acidente pode ser evitado", alerta o técnico em Segurança do Trabalho do Sindec, Osvaldo de Oliveira.

No comércio, o alerta é para dois fatores. "O que observamos é a falta de treinamento e de conscientização, tanto do empregador quanto do empregado", avalia Osvaldo. Conforme o técnico, o primeiro passo para prevenir acidentes é avaliar o tipo de trabalho desempenhado pelo profissional.

Outros fatores como a carga horária de trabalho e suas interferências diretas na saúde, como a redução das horas de sono, também são importantes para a segurança do trabalhador, bem como a revisão periódica dos equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados pelo profissional.