Nota técnica do Dieese - Plano Brasil Maior

Para o departamento, o governo federal procura dar continuidade e aprofundar medidas relacionadas à política industrial adotadas anteriormente.

Com o Plano Brasil Maior, o governo federal procura dar continuidade e aprofundar medidas relacionadas à política industrial adotadas anteriormente - Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior – PITCE (2003-2007) e Política de Desenvolvimento Produtivo – PDP (2008-2010).

Fica clara a visão do Estado brasileiro de que uma política industrial ativa é fundamental para sustentar, no longo prazo, o desenvolvimento do país. Abandona-se então a antiga concepção de “política passiva”, de visão neoliberal, que acreditava que a estabilização econômica era suficiente para alavancar o crescimento industrial, mesmo em um cenário de maior exposição à competição externa.

Leia a nota completa aqui.