Horário de verão começa no dia 14 de outubro
Régis Araújo

O horário de verão deste ano começa à 0h de 14 de outubro e deve terminar à meia-noite de 16 de fevereiro de 2008, segundo informação do Ministério de Minas e Energia. Nesse período, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O horário de verão deste ano começa à 0h de 14 de outubro e deve terminar à meia-noite de 16 de fevereiro de 2008, segundo informação do Ministério de Minas e Energia. Nesse período, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O objetivo é reduzir o consumo de energia principalmente no horário de pico. O ministério prevê uma economia de mais de 2.000 megawatts (MW), o que significa redução no consumo no horário de pico entre 4% e 5%. Na região Sul, a redução deverá ser de 522 MW.

O aumento de consumo de energia a partir de outubro é resultado do incremento da produção industrial, devido às encomendas de Natal, e ao crescimento da temperatura com a chegada do verão. No período em que o horário de verão é adotado, os dias têm duração maior por causa da posição da Terra em relação ao Sol. Com o maior aproveitamento da luminosidade natural, o governo espera reduzir o consumo de energia.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário foi decretada nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos estados atingidos (além do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no período de duração. No ano passado, a medida começou em 5 de novembro e teve duração de 112 dias.

Voltar pro topo