Governo federal adia para 2015 punições para empresas que não informam impostos pagos
Gabriella Oliveira

Até 31 de dezembro, fiscalização será apenas para orientar os empresários.

Conforme publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira, o governo federal adiou para 2015 o começo das punições às empresas que não informem, nas notas fiscais, o percentual aproximado de impostos incidentes em cada mercadoria.

A decisão consta em medida provisória que modifica a chamada Lei da Transparência Fiscal, norma que estabelece medidas para promover o esclarecimento do consumidor quanto à carga tributária incidente sobre mercadorias e serviços. Originalmente, as punições deveriam começar na próxima terça-feira.

Com a alteração, até 31 de dezembro as fiscalizações terão, apenas, fins educativos às empresas. A partir de 2015, as sanções previstas incluem multas, suspensão da atividade e até cassação da licença de funcionamento, para as lojas e prestadoras de serviços que não informarem nas notas fiscais os impostos incidentes sobre os produtos.

A legislação também define que as Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte (MPE), optantes pelo Simples Nacional, poderão informar apenas a alíquota a que se encontram sujeitas, desde que acrescida de percentual ou valor nominal estimado a título de IPI, substituição tributária e outra incidência tributária anterior monofásica eventualmente ocorrida.

Por fim, o Decreto estabelece que o Ministério da Fazenda, o Ministério da Justiça e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, editarão normas complementares para a execução do disposto na regulamentação.

Fonte: Zero Hora