Centro de Saúde Modelo passa a funcionar até as 22 horas
Gabriella Oliveira
Homens em pé aplaudindo um homem que fala no microfone

O vereador Clàudio Janta, secretário-geral do Sindec e autor do projeto de lei, acompanhou a inauguração do novo turno na unidade

O Centro de Saúde Modelo, localizado na rua Jerônimo de Ornellas, no bairro Santana, é o segundo Posto de Saúde a ter o horário de atendimento ampliado até as 22 horas. Autor do projeto dos Postos de Saúde 24h, que garantiu a política de ampliação do atendimento básico, o vereador Clàudio Janta participou do ato de inauguração do novo turno na unidade, no final da tarde desta terça-feira (25/4).

Em sua manifestação, o prefeito Nelson Marchezan Júnior enfatizou a experiência positiva da UBS São Carlos - primeiro posto de saúde a ter horário estendido, cujo novo turno foi inaugurado há cerca de um mês. Reforçando que a Saúde está entre as prioridades da administração, garantiu que todas as rubricas deverão ser cumpridas.

"Saúde tem que ser vista além dos interesses individuais, partidários e ideológicos. Apesar das dificuldades, vamos conseguir melhorar em alguma áreas, com gestão e a ação política de decidir que vamos enfrentar os problemas", afirmou, enfatizando também os esforços na área da segurança pública.

Para o vereador Clàudio Janta, a escolha do Centro de Saúde Modelo para a implementação do novo turno é estratégica e deverá beneficiar milhares de trabalhadores.

Este é um posto que vai atender toda a região do centro de Porto Alegre, consolidando mais uma conquista de todos nós, população, das mais de 100 mil pessoas que participaram do abaixo-assinado, das plenárias do Orçamento Participativo e uma conquista do governo, que está cumprindo a palavra, entregando à Porto Alegre este atendimento estendido"avaliou.

Assim como na UBS São Carlos, os atendimentos noturnos serão realizados por ordem de chegada, sem distribuição de fichas, com a inclusão de consultas odontológicas, coleta de exames e aplicação de vacinas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, devem ser realizados cerca de 70 atendimentos por noite. A equipe que atenderá o turno é formada por oito médicos, seis técnicos de enfermagem, dois dentistas e três enfermeiros.

Texto: Andréia Sarmanho (reg. prof. 15.592)

Foto: Ana Cristina Silva

Voltar pro topo