Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Informe Dieese: Economia gaúcha alcançou 2,9 milhões de postos de trabalhos formais em 2011

por |
Houve incremento de 116,4 mil novas vagas frente a 2010.

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada neste mês pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 2011, a economia gaúcha contava 2,9 milhões de postos de trabalhos formais, um incremento de 116,4 mil novas vagas frente a 2010 – incluindo contratos de trabalhos celetistas, estatuários, avulsos e temporários. Em 2010, o acréscimo de novos empregos formais, no Rio Grande do Sul, havia sido de 201,8 mil.

A remuneração média dos trabalhadores cresceu nominalmente 8,4%, em relação a 2010, passando de R$ 1.505,12 para R$ 1.631,28. Quando comparada com a inflação média do período, mensurada pelo INPC/IBGE, observa-se um ganho real de 1,62%.

Setorialmente, o segmento de serviços liderou a geração de vagas em termos absolutos, totalizando 49.442 postos, seguido do comércio (26.775) e da indústria de transformação (20.331). Já em termos relativos, a construção civil foi a que mais cresceu com aumento de 10,1% no estoque de empregos formais.

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias