Informe Dieese: Economia gaúcha alcançou 2,9 milhões de postos de trabalhos formais em 2011
por Jousi Quevedo |
Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada neste mês pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 2011, a economia gaúcha contava 2,9 milhões de postos de trabalhos formais, um incremento de 116,4 mil novas vagas frente a 2010 – incluindo contratos de trabalhos celetistas, estatuários, avulsos e temporários. Em 2010, o acréscimo de novos empregos formais, no Rio Grande do Sul, havia sido de 201,8 mil.
A remuneração média dos trabalhadores cresceu nominalmente 8,4%, em relação a 2010, passando de R$ 1.505,12 para R$ 1.631,28. Quando comparada com a inflação média do período, mensurada pelo INPC/IBGE, observa-se um ganho real de 1,62%.
Setorialmente, o segmento de serviços liderou a geração de vagas em termos absolutos, totalizando 49.442 postos, seguido do comércio (26.775) e da indústria de transformação (20.331). Já em termos relativos, a construção civil foi a que mais cresceu com aumento de 10,1% no estoque de empregos formais.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.