Força Sindical-RS e Sindec lançam apoio à reeleição de Fogaça à Prefeitura de Porto Alegre
Régis Araújo

Os dirigentes da Força Sindical e do Sindec anunciaram apoio à reeleição de José Fogaça, em encontro realizado nesta quinta-feira (23/10) com o prefeito licenciado de Porto Alegre e candidato à reeleição, e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Também estiveram presentes na reunião o candidato a vice-prefeito, José Fortunatti; o Superintendente Regional do Trabalho, Heron de Oliveira; e o presidente nacional do PDT, deputado Vieira da Cunha.

Trabalho ? Na oportunidade, os dirigentes solicitaram a criação da Secretaria do Trabalho e Assistência Social para analisar questões como qualificação profissional, empregabilidade e acessibilidade. ?Os trabalhadores precisam de um espaço para defender o trabalho de qualidade?, destacou o presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, Nilton Neco.

Saúde - Os trabalhadores ligados à Federação dos Comerciários da Força Sindical- Fetracos/RS ? entregaram um documento ao candidato solicitando mudanças na constituição do Conselho Municipal de Saúde. De acordo com os dirigentes, é necessário que os Conselhos sejam mais representativos e populares.

José Fogaça destacou a importância do apoio da Força Sindical e afirmou que criará um órgão específico para discutir as questões dos trabalhadores. De acordo com Fogaça, não será preciso criar uma nova secretaria e sim agregar o trabalho das já existentes. ?A Prefeitura precisa ter a cara dos trabalhadores?, destacou.

Crise financeira ? O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, entregou um documento ao ministro Carlos Lupi, demonstrando a preocupação da categoria com o desemprego causado pela crise financeira mundial. O ministro afirmou que os trabalhadores não podem ser prejudicados com a perda do emprego induzidos por alguns que perderam dinheiro no mercado financeiro.

Aline Brum, Assessora de Imprensa da Força Sindical-RS