Fiscalização do Sindec-POA atua no feriado para garantir os direitos dos comerciários
Ligiane Brondani

A fiscalização do Sindec-POA atuou em mais um feriado para garantir o cumprimento dos direitos dos comerciários de Porto Alegre. Durante o feriado de Carnaval na terça-feira, dia 4, o setor se dividiu em duas equipes e fiscalizou as empresas da Zona Sul e Zona Norte da Capital.

Pela manhã a atuação aconteceu nos bairros e à tarde nos shoppings, para assegurar que as empresas cumprissem com os acordos fechados com o Sindicato. Foram autuadas 23 empresas, sendo 18 mercados e cinco lojas, por descumprirem a Convenção Coletiva, que proibe o funcionamento do comércio.

“É notável que a cada feriado diminui o número de empresas autuadas, isso denota a importância do trabalho da fiscalização. Nos próximos feriados o setor estará mais presente nos bairros para evitar esse tipo de situação”, afirmou o diretor Ezequias Machado.

As empresas têm três dias para regularizar a sua situação. Assim que efetuarem o pagamento da multa, que é revertida para os comerciários que trabalharam no feriado, o Sindec-POA irá retornar nos estabelecimentos para efetuar o pagamento. Caso haja reincidência será proibida a abertura no domingo subsequente ao dia da autuação.