Festa do Trabalhador anima público na Redenção
Monise Rezende

Dia do Trabalho.

Cerca de 40 mil pessoas circularam pelo Parque da Redenção e prestigiaram a Festa do Trabalhador, promovida pela Força Sindical para festejar o Dia do Trabalho, no domingo, 2 de maio, com o tema “força e fé pelo trabalho digno”. Comemorando também o centenário da Arquidiocese de Porto Alegre, o evento teve início com a missa celebrada pelo arcebispo Dom Dadeus Grings.

O religioso destacou em seu sermão a importância do trabalho digno e qualidade de vida para todos os trabalhadores. "Queremos pessoas felizes trabalhando, amando o próximo e o que faz".

O público demonstrou fé e devoção enquanto acompanhava a celebração e, posteriormente, acompanhando o show do padre Zezinho. A Festa da Central teve  também jazz, pagode e rock, e os presentes vibraram ao som das bandas Jazz 6, Superguidis, Tchê Guri e Louca Sedução, que se apresentaram até às 18 horas entre as divertidas intervenções do Fat Duo.

A Força Sindical levou as bandeiras da qualificação profissional, geração de emprego e renda, redução da jornada, diminuição da carga tributária e trabalho decente. “Oferecemos a possibilidade da reflexão sobre as condições atuais de trabalho, e agora queremos lutar por políticas públicas que visem à qualificação profissional”, disse o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta. “Observamos com tristeza a chegada de empreendimentos empresariais precisando buscar mão de obra de fora do Estado”, declarou.

O presidente da Central entregou uma placa comemorativa aos cem anos da Arquidiocese a Dom Dadeus, que falou sobre a importância e a valorização que se deve dar ao trabalho. “Não é à toa que se fala que uma pessoa é “trabalhadora” quando se quer dizer que é honesta. A escolha profissional deve ser feita com amor, pois, do contrário, vive-se um vazio”, disse. “O salário é um modo de se sustentar, mas o trabalhador representa muito mais do que seu salário. Agradecemos a Deus a graça de podermos trabalhar”.

Diversas autoridades prestigiaram a Festa, como o senador Paulo Paim, o prefeito José Fortunati, o ex-prefeito José Fogaça, o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini, os deputados Pompeo de Matos, Vieira da Cunha e Mendes Ribeiro, o secretário-geral da Força nacional, Jorge Carlos de Morais, o representante da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/RS), Luiz Muller, o presidente da Nova Central, Valter Souza, e representantes de sindicatos e de organizações sociais.