Fechamento de Empresas por auditores do trabalho pode ser proibido
Régis Araújo

A norma passará a vigorar caso o Congresso Nacional não mantenha o veto presidencial à emenda 3 da lei. A votação deve acontecer nesta quarta-feira (13).

O Congresso Nacional pode analisar, nesta quarta-feira (13), o veto presidencial à emenda 3, que tinha como objetivo proibir os auditores fiscais do Trabalho de autuar ou fechar empresas prestadoras de serviço constituídas por uma única pessoa, quando entendessem que a relação de prestação de serviços era uma relação trabalhista.

A emenda, incluída pelo Senado e mantida pela Câmara no projeto de lei que tratava da Super Receita (Lei 11.457/07), transferia para o Poder Judiciário a definição de vínculo empregatício, beneficiando as empresas que utilizam serviços de profissionais contratados como pessoas jurídicas (PJ), em substituição ao contrato de trabalho pela CLT.

O movimento sindical, por meio do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), está mobilizando as suas entidades com o objetivo de impedir a votação do veto, pois a Câmara e o Senado podem derrubar um veto por maioria absoluta, em votação secreta. Sem a apreciação do veto, continua valendo a decisão do presidente da República.