Endividamento dos gaúchos aumenta em abril, aponta Fecomércio
Jousi Quevedo

Índice foi superior ao verificado em março e similiar ao do mesmo mês do ano passado.

Cartões de crédito, carnês, crédito pessoal e financiamento para compra de automóvel são os tipos de dívidas mais recorrentes entre as famílias do Estado. É o que revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (Peic-RS), divulgada nesta quinta-feira pela Fecomércio-RS. E o total dos débitos em aberto alcança 63,4% dos gaúchos, variação acima na comparação com março (53,2%) e similar ao resultado de abril do ano passado (63,3%).

A parcela da população endividada é um reflexo, segundo economistas da Fecomércio-RS, após período de quitação de parte das dívidas contraídas na época do Natal, de medidas como redução do IPI de eletrodomésticos, que em geral são adquiridos a prazo, e da redução das taxas de juros, que podem estar implicando o aumento do endividamento.

Além disso, a magnitude atípica da queda do indicador em março torna natural uma elevação em abril. Ainda assim, o percentual de famílias endividadas mantém-se abaixo de sua média histórica (69,3%).

A parcela de famílias que se declaram muito endividadas subiu de 11,8% em março para 15,2% em abril, retornando ao patamar de fevereiro deste ano. O tempo de comprometimento com dívidas aumentou de 7,4 meses em março para 8,4 meses em abril, movimento coerente com a formação de novas dívidas.

— Apesar disso, dada a evolução dos últimos anos, podemos avaliar que os números do endividamento estão sob controle, dentro do esperado — analisa o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.

O dirigente lembra que mesmo com elevação do endividamento, a parcela da renda comprometida com dívidas apresentou redução de 37,1% em março, para 32,9% em abril. Os principais tipos de dívida atualmente são: cartão de crédito (80,2%), carnês (32,8%) e crédito pessoal (27,6%).

ZERO HORA

Voltar pro topo