Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Endividamento das famílias sobe em julho, mostra CNC

por |
O porcentual de famílias endividadas subiu a 63,0% em julho deste ano.

O porcentual de famílias endividadas subiu a 63,0% em julho deste ano, contra 62,5% em junho, informou nesta quinta-feira (17) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com julho de 2013, no entanto, houve queda, já que há um ano 65,2% dos brasileiros estavam nessa condição, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

O crescimento do custo do crédito vem induzindo as famílias a ter mais cautela ao contratar e renovar empréstimos e financiamentos. Juros mais altos e ganhos de renda mais modestos levam a condições menos favoráveis para o endividamento", analisa a CNC, em nota. Entre as dívidas captadas pela pesquisa estão cartão de crédito, cheque pré-datado, carnês, financiamentos de carros e imóveis, cheque especial, crédito consignado ou pessoal, entre outros.

Apesar da alta na fatia dos que têm contas a pagar na comparação mensal, a inadimplência teve queda neste mês. Segundo a CNC, o porcentual de famílias com dívidas em atraso ficou em 18,9%, contra 19,8% em junho - uma redução de 0,9 ponto porcentual. Em julho do ano passado, essa fatia era ainda maior, de 22,4% do total de endividados.

Já o porcentual de famílias que declararam não ter condições de pagar as contas em atraso e, portanto, devem permanecer inadimplentes ficou estável em 6,6% nos meses de junho e julho deste ano. Em julho de 2013, essa fatia era de 7,4%.

A postura mais cautelosa das famílias em relação ao endividamento vem impedindo uma alta da inadimplência", avalia a CNC. A pesquisa é apurada mensalmente pela confederação desde 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores.

Fonte: Jornal do Comércio

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias