Agosto tem aumento no endividamento dos gaúchos ao registrar 73,2% de famílias com dívidas
Jousi Quevedo

O percentual de famílias endividadas teve ainda um crescimento de 3,6 pontos percentuais na comparação com agosto de 2011 (69,6%).

O percentual de famílias gaúchas endividadas aumentou em agosto, ao ficar em 73,2% em relação a julho, que teve 66,1%. Na avaliação sobre a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (30) pela Fecomércio-RS, a aceleração na comparação mensal pode ser explicada por fatores como os sinais de leve melhora na atividade econômica, com reflexos sobre a confiança; o Dia dos Pais, que pode ter estimulado compras atípicas, e, por fim, os efeitos derivados do término do período de redução do IPI, principalmente para os automóveis.

O percentual de famílias endividadas teve ainda um crescimento de 3,6 pontos percentuais na comparação com agosto de 2011 (69,6%). “Acreditava-se que apesar das taxas de juros menores e das reduções do IPI, a atividade econômica reduzida podia estar represando o endividamento.

No entanto, a economia parece dar sinais de melhora, o que estimula a confiança e, com isso, o endividamento”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.

A pesquisa revela ainda aumento no percentual de famílias com contas em atraso (43,6%) e sem condições de pagamento (6,4%). Todavia, segundo avaliação dos economistas da Fecomércio-RS, isso não deve ser visto como um problema. Para os técnicos, o nível de endividamento está um pouco superior à média histórica e o percentual de famílias com contas em atraso costuma se elevar nesse período, dando fortes indícios de sazonalidade.

O percentual de famílias com contas em atraso, apesar da elevação, continua inferior à média histórica.

Voltar pro topo