Diga NÃO na consulta sobre o futuro do Pontal. Assim você será favorável ao comércio
Régis Araújo

A população da Capital volta às urnas neste domingo (23), mas desta vez não para escolher seus representantes, e sim por uma questão polêmica: decidir o futuro da área do antigo Estaleiro Só, na Zona Sul de Porto Alegre. Em votação facultativa que começa às 9h até as 17h os trabalhadores, e acima de tudo cidadãos, irão definir se permitem a construção residencial no local. Os empreendimentos comerciais já estão autorizados para a área desde 2002. A Força Sindical-RS e o SINDEC defendem o interesse público, da sociedade, dos trabalhadores deve estar em primeiro lugar, portanto estamos a favor do NÃO. Nossa posição atravessa qualquer decisão polarizada entre a construção comercial x residencial. Para nós, aqueles espaço deve privilegiar o comércio, no sentido mais amplo, que inclui a cultura, o entretenimento e o convívio familiar.

A cidade de Porto Alegre, como a maioria dos grandes centros urbanos, precisa cada vez mais de espaços públicos, democráticos e gratuitos. Existem exemplos importantes nesse sentido, como Puerto Madero, em Buenos Aires, o complexo construído em Belém e, aqui mesmo, a Usina do Gasômetro.

Na verdade, além de promover a consulta popular, o que elogiável, cabe a Prefeitura Municipal um papel ativo para assegurar a melhor utilização daquela área nobre da cidade. Da nossa parte, somos parceiros para defender o emprego, a geração de renda e a democratização dos espaços urbanos, portanto VOTE NÃO, E DIGA SIM AO EMPREGO E RENDA.

O que precisa para votar?

A consulta popular sobre o Pontal do Estaleiro estará em 89 pontos de votação distribuídos pela cidade.

Todos os eleitores de Porto Alegre com situação regularizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até 24 de junho estão aptos a votar.

É necessário apresentar título de eleitor ou carteira de identidade.

O eleitor só pode votar na seção eleitoral indicada.

A lista completa dos pontos de votação pode ser obtida no site da prefeitura: www.portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone 156.

Voltar pro topo