Dia Mundial do Trabalho Decente
Renata Germano

Força Jovem.

O que é trabalho decente?

Para alguns é salário, para outros é um bom emprego ou ser respeitado no local de trabalho, por seus superiores e colegas, as interpretações são várias e muito pessoais.

Mas o que será trabalho decente para o jovem de baixa renda?

Será que esta palavra é um sonho muito distante?

Segundo dados da OIT – Organização Internacional do Trabalho, 81 milhões de jovens estão desempregados em todo o mundo. Com esse número tão expressivo corremos o risco de ter uma geração chamada de “juventude perdida” - sem expectativas de crescimento e desenvolvimento, tanto da sua família, quanto para o seu País, que a cada ano deixa de investir na juventude, impedindo o empreendedorismo dos jovens e bloqueia a capacidade de gerir o seu próprio negocio.

Outro dado assustador mostra que 150 milhões de jovens trabalham e vivem em situação de extrema pobreza com rendimento familiar menor de três reais por dia.

Devemos cobrar dos nossos governantes uma posição mais clara em relação ao grande número de jovens desempregados no mundo.

Jefferson Tiego, Secretário da Juventude Força Sindical

jefferson@fsindical-rs.org.br