Comerciários querem qualidade de vida
Régis Araújo

Os cidadãos brasileiros estão cansados de ouvir falar em promessas de salário digno, que a Constituição assegura aos brasileiros um rendimento mínimo que contemple moradia, alimentação, saúde, educação e lazer, enquanto a realidade está bem longe disso.

O salário mínimo necessário para suprir tais necessidades, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), é muito maior do que o atual salário mínimo nacional. É evidente que não é possível, no curto prazo, fazer reajustes milagrosos, mas porque não começar pelos ganhos reais que esse salário proporcionaria? Falamos de QUALIDADE DE VIDA.

O discurso da responsabilidade social é atualíssimo e não são poucas as empresas que alardeiam aos quatro ventos o seu comprometimento com as causas sociais, com o meio ambiente e com o futuro do Brasil. Mas será que elas sabem onde os filhos dos seus funcionários estudam, ou de que maneira a cultura e o lazer estão inseridos nas suas vidas?

Responsabilidade social significa boas condições de trabalho, geração de emprego, e garantia de qualidade de vida, em primeiro lugar, para os seus trabalhadores. De que adianta colaborar com o enriquecimento cultural do País patrocinando espetáculos se os funcionários da empresa ? todos eles! ? não têm acesso a ele?

Vamos cobrar do empresariado uma posição definida a respeito dessas questões. A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA!

No ano passado o Sindec deu um grande passo com relação às cláusulas do acordo coletivo que estavam sendo desrespeitadas, como o auxílio creche, e com relação à huma-nização do domingo, fazendo acordo de trabalho com uma série de estabelecimentos, mediante assembléia com seus comerciários. A luta continua!

Esperamos todos os comerciários para a primeira Assembléia da Campanha Salarial 2007/2008, que será realizada no dia 30 de agosto, às 19 horas, no Auditório do Sindec. Participe e ajude a constriur a pauta de reivindicações! Essa bandeira também é sua!