por Gabriella Oliveira | Líder Janta se posicionou contra projetos do Executivo.
Após pouco mais de uma semana de incerteza e de relações conturbadas entre o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e sua base de vereadores na Câmara Municipal, o líder do governo, Claudio Janta (SD), oficializou, junto ao presidente da Casa, Cassio Trogildo (PTB), a suspensão da tramitação do pacote de mudanças no sistema de transporte público municipal por 120 dias.
O mês de agosto começou bastante conturbado, quando, nos últimos dias antes do final do recesso parlamentar, Janta se posicionou contra os seis projetos que compõem o pacote em sua página no Facebook, culminando com seu discurso na tribuna na quarta-feira passada, na volta das sessões ordinárias, quando pediu ao Executivo que retirasse os projetos, os quais "não teria como apoiar".
Na sexta-feira, Janta já havia afirmado que a votação do pacote ficaria para o ano que vem. Um acordo foi consolidado entre o Executivo e o Legislativo, fazendo com que, concomitantemente à retirada, se dê início à instalação de uma Comissão Especial para debater os pontos estabelecidos nos projetos, como novas regras para passagem escolar, propostas para extinguir a função de cobrador e acabar com a gratuidade de passagem para idosos entre 60 e 64 anos. Essa comissão não será o único foco de grande interesse do Executivo na Câmara em agosto, pois também é esperada, até o fim deste mês, a chegada do projeto que revisa o IPTU da Capital.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.