Centrais vão se reunir com líderes da Assembléia para definir votação do piso
Monise Rezende

Piso regional.

Centrais sindicais do Estado irão se reunir com os líderes da Assembléia Legislativa na próxima terça-feira, 25 de maio, para definir o dia da votação e o índice do piso mínimo regional. O encontro foi decidido hoje, 19 de maio, quando o presidente da Casa, Giovani Cherini, recebeu os representantes das centrais para avaliar o reajuste do salário regional proposto pelo Governo e definir as estratégias de negociação até a votação da matéria. Os empresários também serão convidados.

As entidades voltaram a repudiar os 6,9% fixados pelo governo no projeto de lei enviado ao Parlamento. Os trabalhadores reivindicam 14% de aumento, índice que contemplaria a inflação mais o PIB do Estado do ano passado, além de recomposição das perdas nos últimos anos.

A Força Sindical-RS foi ao encontro representada pelos diretores Luiz Carlos Barbosa e Cláudio Corrêa. O índice proposto pelo Governo estadual foi visto como uma declaração de extinção do piso regional, por não ficar superior ao salário mínimo nacional, e menor que todos os pisos estaduais reajustados.

O presidente do parlamento gaúcho disse que os líderes fecharam acordo para publicação na ordem do dia do projeto relativo ao salário mínimo regional, que estará apto a ser votado na próxima semana.