CEEE garantirá o consumo no verão
Régis Araújo

O consumo de energia elétrica pelos gaúchos, durante o verão de 2008, não deverá ultrapassar a capacidade de fornecimento da CEEE. A empresa tem condições de suportar uma demanda de até 5.500 megawatts (MW).

O consumo de energia elétrica pelos gaúchos, durante o verão de 2008, não deverá ultrapassar a capacidade de fornecimento da CEEE. De acordo com o diretor de Transmissão da companhia, José Francisco Pereira Braga, a empresa tem condições de suportar uma demanda de até 5.500 megawatts (MW). Ele ressaltou que o recorde histórico de demanda de energia no Rio Grande do Sul foi registrado na tarde do último dia 10 de dezembro, quando atingiu 4.697 megawatts. O recorde anterior havia ocorrido em 20 de março de 2007, quando o Centro de Operações do Sistema (COS) da CEEE contabilizou demanda de 4.668 MW.

O consumo mensal médio de energia elétrica no RS, em 2007, foi de 3.087 MW, representando um crescimento de 4,35% em relação a 2006, que teve um consumo médio de 2.958 MW. O gasto residencial, que é responsável por 53% do total da energia elétrica consumida pelo Estado, teve um crescimento de 7,4% em 2007, na comparação com o ano anterior. No feriadão de Ano-Novo, o pico de demanda de consumo de energia elétrica nas praias do Litoral Norte chegou a 233 megawatts na noite de sexta-feira. No domingo, subiu para 237 MW, e, na segunda-feira, aumentou para 268 MW, o que significou um crescimento de 6% em relação ao dia 31 de dezembro de 2006, quando atingiu 253 MWH.

?Desde o início do ano passado, nossa principal preocupação foi investir nos setores de transmissão e distribuição?, afirmou. Braga acrescentou que, em